CidadesPlantão Policial

PM apreende fuzil e carregamento de cocaína na região

As apreensões de fuzil e de aproximadamente cem quilos de cocaína chamaram a atenção de policiais militares da região durante a quarta-feira (09), em Araçatuba. Durante realização de uma operação por equipes da Força Tática de Dracena em Paulicéia, divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, na região de Presidente Prudente, o motorista de um veículo foi preso com todos os objetos em um fundo falso do assoalho. A ocorrência foi apresentada na Polícia Federal de Araçatuba durante a tarde de ontem.

 

De acordo com informações apuradas pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, as equipes desenvolviam a Operação ‘Ferrolho’ para combater o tráfico de drogas e outros tipos de crimes. Durante os trabalhos, os policiais desconfiaram de um veículo Nissan/Tiida com placas de Itajobi, região de São José do Rio Preto.

 

Os PMs decidiram fazer a abordagem e o motorista, identificado como Claudinei Ribeiro, de 54 anos de idade, apresentou certo nervosismo, o que chamou a atenção. Diante disso, os policiais fizeram uma vistoria no interior do automóvel e descobriram o fundo falso contendo 78 tabletes com cocaína e um fuzil 762, que é de uso restrito das Forças Armadas.

 

O homem contou em depoimento que não sabia que os objetos estavam no carro. Ele disse que saiu de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e seguia para São Paulo, capital. Mas a história não convenceu as equipes, já que o suspeito tinha outras duas passagens por tráfico de drogas.

 

O que mais chamou a atenção na ocorrência foi o fato da marca da droga “Sol de Cuzco”. Segundo o capitão responsável pela operação, Ederson José da Silva, foi a primeira vez que o tipo foi encontrado na região. “Tudo leva a crer que a droga e a arma possam ter vindo do Peru. Nunca tínhamos localizado algo do tipo na região”, informou durante entrevista à reportagem.

 

O homem recebeu voz de prisão e, por se tratar de uma ocorrência internacional, teve que ser apresentada na Polícia Federal de Araçatuba, delegacia mais próxima do local onde os policiais estavam. As viaturas da Força Tática chegaram ao município por volta do meio dia. Ainda havia a suspeita de que poderia existir mais entorpecente dentro do automóvel, por isso a ocorrência, até o fechamento desta edição, ainda não havia sido finalizada.

 

Com todas as evidências encontradas, o suspeito pode responder por tráfico internacional de drogas e de armas. Ele passaria por audiência de custódia e depois seria encaminhado para alguma cadeia da região, a qual não foi informada.

 

ROTA DO TRÁFICO

 

A região é conhecida por ter a rota do tráfico caipira. Os criminosos, muitas vezes, pegam os entorpecentes em outros países, como Bolívia, Colômbia e até o Peru, passam pela fronteira com o Brasil, entram no estado do Mato Grosso do Sul e depois São Paulo.

 

Acontece que a divisa entre os dois estados fica justamente localizada na região de Presidente Prudente e Araçatuba. Por esse motivo, frequentemente, policiais rodoviários flagram motoristas transportando grandes carregamentos de drogas e armas que alimentam o poder econômico de organizações criminosas.

 

No caso de ontem, segundo estimativa da Polícia Militar, o crime teve um prejuízo de aproximadamente um milhão de reais, já que cada tablete de cocaína custa cerca de R$ 15 mil e o fuzil pode custar mais de R$ 50 mil.

 

Comment here