Cidades

Volume do reservatório da Usina de Ilha Solteira chega a 57,74%

Com a quantidade de chuva abaixo da média para o período – em dezembro choveu metade do previsto, o volume útil de água do reservatório da usina está em 57,74. O nível do reservatório é de 326 metros acima do nível do mar. Em janeiro do ano passado, o nível era de 327 metros. Ou seja, o rio está com um metro a menos no nível.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema, que monitora a situação dos reservatórios em todo o país, o volume da usina de Ilha Solteira está em 57,74%. O reservatório de Três Irmãos, no Rio Tietê está com volume útil de 58,67%. Quanto ao nível do reservatório, Três Irmãos está com 326,1 metros acima do nível do mar. No mesmo período do ano passado, estava com 326,9 metros.
Não há previsão que a CTG, que controla a usina de Ilha Solteira, abra os vertedouros da hidrelétrica de Ilha Solteira nos próximos meses. A água do reservatório deve ser controlada para uso durante a estiagem.
Caso o nível suba, ele será controlado através do aumento da geração de energia. A meta é controlar o volume do reservatório para não prejudicar a geração de energia no período de estiagem e nem o uso da água na agricultura e na criação de peixes em tanques-redes.
No entanto, o nível do rio preocupa que tem propriedades próximas. Muitos ainda recordam do período 2014/2015, quando os rios Paraná (Ilha Solteira) e Tietê (Três Irmãos) registraram níveis históricos, comprometendo a navegação e a geração de energia, além de várias outras atividades, como a piscicultura. (Com informações Ilha de Notícia)

DA REDAÇÃO
Ilha Solteira

Comment here