Cidades

Secretaria investiga suposto caso de morte por dengue no município

A Prefeitura de Pereira Barreto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde no início da noite desta segunda-feira (10) que está investigando um caso suspeito de dengue hemorrágica no município. Segundo a secretária de Saúde, Marcia Yamamoto, o paciente deu entrada na Santa Casa de Misericórdia no dia 5 de dezembro, sendo notificado como suspeita de dengue e passou pelo procedimento de exames realizando a sorologia, porém, sem a confirmação do resultado.
Devido ao agravamento no quadro de saúde, o paciente precisou ser transferido para o Hospital Regional de Ilha Solteira, onde veio a óbito na manhã desta segunda-feira. Doenças crônicas como: diabetes, hipertensão e doenças hematológicas, podem agravar o quadro clinico em caso confirmado de dengue.
Atualmente a cidade de Pereira Barreto regista 21 casos confirmados de dngue até o final de novembro, sendo que há 54 pacientes aguardando resultados. Várias ações estão sendo realizadas pela Prefeitura, como Limpa Geral nos meses de junho e novembro, colocação de caçambas nos bairros para descarte de materiais inservíveis, visitas periódicas de agentes de saúde levando orientação e realizando vistorias em residências e terrenos, além de trabalhos nas escolas municipais, orientando os alunos sobre o combate ao mosquito Aedes agypti, transmissor da dngue e outras doenças.
“No entanto, é preciso que os munícipes adotem medidas, que são simples, para colaborar no combate à dengue: eliminar a água parada em vasos, garrafas, pneus e outros objetos que possam acumular líquido. Mas lembre-se, toda ação visando acabar com os criadouros do mosquito da dengue não devem prejudicar o meio ambiente”, diz nota da Prefeitura.
Em caso da detecção de focos de mosquito que o morador não possa eliminar, é importante acionar a Secretaria Municipal de Saúde.

DA REDAÇÃO
Pereira Barreto

Comment here