Cidades

Campanha Fique Sabendo começa sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, convida a população para participar da 11ª Campanha Fique Sabendo, em comemoração ao Dezembro Vermelho e ao Dia 1º de Dezembro dia Mundial da Luta Contra a Aids.
Do dia 01 até 14 de dezembro as ações de prevenção e testagem serão intensificadas em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) localizado no Centro de Especialidades.
O dia D da Campanha Fique Sabendo será neste sábado (1º), no Centro de Especialidades Médicas, que ficará aberto para a população das 8h às 13h. Haverá Testagem Rápida de HIV e Sífilis.
Os exames são indicados àqueles que nunca fizeram o teste e possuem vida sexualmente ativa; fez sexo oral, vaginal ou anal sem uso de camisinha ou o preservativo rompeu; se tem ou teve tuberculose e hepatites; se tem ou teve alguma IST; se compartilhou seringas e agulhas; e se está grávida ou pretende engravidar.
O diagnóstico precoce dessas doenças permite que o tratamento seja feito o mais rápido possível trazendo a cura no caso da Sífilis e o controle da doença no caso dos pacientes com AIDS, promovendo maior qualidade de vida e impedindo a transmissão para outras pessoas.
Cabe ressaltar que os Testes rápidos são feitos com punção digital (parecido com exame de glicemia) e levam cerca de 30 minutos para sair os resultados, sendo que os pacientes podem levar seus resultados na hora.
É importante que as pessoas que procurarem os testes estejam preferencialmente portando um documento com foto (RG ou CNH) e não é necessário jejum para a coleta do sangue”, explicou o coordenador do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, Caio César Mafi Silva.

DA REDAÇÃO
Birigui

Comment here