Cidades

APÓS QUASE UM MÊS, GREVE DOS MÉDICOS TERMINA EM GUARARAPES

Terminou ontem, a um dia de completar um mês, a greve dos médicos especialistas do plantão à distância da Santa Casa de Guararapes. Parte deles (três, ao todo), dos setores de clínica e radiologia, já havia voltado a trabalhar no último dia 14. Nessa segunda-feira, os outros cinco profissionais decidiram voltar a trabalhar após reunião convocada pelo prefeito Tarek Dargham (PR), realizada durante a manhã. Eles prestam serviços de ortopedia, cirurgia, anestesia, obstetrícia e otorrinolaringologia.
Pelo acordo, o prefeito se comprometeu a pagar todos os salários vencidos, inclusive os de junho. No entanto, os médicos ficarão sem remuneração em julho porque não trabalharam, segundo o provedor da Santa Casa.
Pelos seus cálculos, serão necessários R$ 275,5 mil para atualizar as remunerações dos especialistas, dinheiro que deverá ser reunido com recursos do município e uma verba emergencial da União, já sinalizada por intermédio do deputado federal Ricardo Izar (PP-SP).
Na reunião com o prefeito, também estavam presentes o vice-prefeito Alex Arruda (PTB), o presidente da Câmara, Célio Aparecido Rodrigues (PSD), a diretora de saúde do município, Cristina Galhardo, e o provedor e o administrador do hospital, Marcos Takashi Sabane e Daniel Cunha, respectivamente
A paralisação foi deflagrada no dia 1º de julho, por atraso no pagamento dos salários de janeiro, fevereiro, março e maio. A partir de hoje, a Santa Casa começa a entrar em contato com os pacientes que tiveram operações desmarcadas, informando de como proceder para remarcá-las.

ARNON GOMES
Guararapes

Comment here