Home Cidades Brasil tem potencial para abastecer duas vezes o consumo de todas as residências do país

Brasil tem potencial para abastecer duas vezes o consumo de todas as residências do país

5 tempo de leitura
0
0
23

Com sol abundante de norte a sul, o Brasil tem potencial para gerar eletricidade nas residências brasileiras, por meio de sistemas fotovoltaicos, produzindo energia suficiente para abastecer mais de duas vezes o atual consumo residencial. Os dados são da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Isso quer dizer que, em tese, a energia solar pode, a longo prazo, tornar-se a grande solução para todos os problemas energéticos do país.

Comparado aos sistemas hidroelétrico e termoelétrico, o fotovoltaico apresenta inúmeras vantagens, como o fato de a energia solar não poluir durante a sua utilização. Há de se levar em conta a sua praticidade no que diz respeito à instalação em locais remotos, que é simples de ser efetuada, ainda mais quando ocorre em pequena escala, como em casos residenciais, quando não há a necessidade de grandes investimentos. Os painéis solares são a cada dia mais potentes, ao mesmo tempo que seu custo vem diminuindo, o que torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. Além disso, o custo de manutenção dos equipamentos é baixo.

De acordo com a EPE, esse aproveitamento também abriria a possibilidade de geração de, aproximadamente, 6 milhões de novos postos de trabalho diretos e indiretos. E significaria economia de cerca de R$ 95 bilhões por ano para a população, que deixariam de ser pagos às concessionárias de energia elétrica.

O diretor de uma empresa de sistemas fotovoltaicos de Birigui, Newton Koeke, explica que, desde 2012, uma resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) permite que todo cidadão use o seu telhado para produzir energia. “Isso possibilita inclusive que, no caso de o sistema gerar mais energia elétrica do que o imóvel consome, a pessoa fique com crédito válido até 60 meses (5 anos), podendo ser compensado na conta do mês seguinte. E ele até pode usar esse crédito em outra conta de energia, desde que esteja na mesma titularidade (CPF ou CNPJ), e seja da mesma concessionária”, finaliza Koeke.

Greenpeace

Para o Greenpeace Brasil, é indispensável que sejam veiculadas campanhas de conscientização promovidas pelo poder público e pela sociedade civil, para expandir – entre governantes e cidadãos – os benefícios dessa fonte energética.

Um melhor aproveitamento do potencial de energia solar no Brasil constitui não só mais segurança energética para o país – que tem enfrentado uma grave crise elétrica e hídrica -, mas também uma enorme contribuição na geração de emprego e renda para os brasileiros. “Somando-se a isso, essa matriz energética (fotovoltaica) oferece ainda uma importante contribuição na luta contra as mudanças climáticas, na qual todos nós temos papel essencial a desempenhar. Sendo assim, por que não começar por nossos próprios telhados?”, finaliza o Greenpeace.

DA REDAÇÃO – Birigui

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Cidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…