Home Cidades Araçatuba Desde julho, Araçatuba é referência para oftalmologia pelo Sistema Único

Desde julho, Araçatuba é referência para oftalmologia pelo Sistema Único

2 tempo de leitura
0
0
13

Outra esperança a fim de agilizar as cirurgias de cataratas veio com uma conquista do município, em julho deste ano. Na ocasião, Araçatuba passou a ser referência também para 40 municípios da região, todos integrantes do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), para atendimentos oftalmológicos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), de média e alta complexidade, com credenciamento do Hospital Central. Com isso, diminui a demanda reprimida na especialidade, cujos atendimentos eram centralizados somente em Buritama.
Pelo SUS, com uma estrutura moderna e qualificada, o hospital começou a realizar desde consultas até cirurgias, como catarata e glaucoma. Todo o agendamento é feito pelas prefeituras. Não caberá ao HC, como é chamado, a gestão sobre o encaminhamento das demandas, ou seja, os pacientes devem chegar com agendamento da unidade de saúde do município onde reside.

GRANDE GARGALO
O desafio da rede pública na área de oftalmologia vai muito além dos casos de catarata. Somente em Araçatuba, a demanda por atendimento oftalmológico é de mais de nove mil pessoas. A constatação veio em informação prestada pela própria Prefeitura de Araçatuba em resposta a requerimento da então vereadora Edna Flor (PPS), em junho de 2016. Na ocasião, a lista de espera por médico especialista chegava a 9,1 mil pacientes.

ARNON GOMES
Araçatuba

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…