160 estudantes do Unisalesiano participam das eleições deste domingo

As eleições deste domingo, dia 7 de outubro, contarão com o auxílio de 160 alunos dos cursos de engenharias do Unisalesiano.
Esse serviço é prestado desde 1992, quando a Instituição firmou convênio com a Justiça Eleitoral de Araçatuba, tendo como coordenador das atividades o Pró-reitor Acadêmico do Unisalesiano, professor André Ornellas.
Os acadêmicos atuarão nas 70 escolas de votação com o objetivo de auxiliar os mesários e presidentes das seções em situações em que envolvam problemas elétricos ou eletrônicos. Ninguém está autorizado a manusear as urnas, mas, se houver necessidade de troca, os chefes de cartório serão chamados até o local.
“Nossos alunos podem resolver problemas como uma tomada que está sem energia ou algo possível de ser solucionado sem interferir no serviço da urna. Todos eles têm noções básicas de eletricidade e eletrônica, sendo que os mesários não têm”, disse o coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Mecatrônica do Unisalesiano, professor Nelson Hitoshi Takiy.
O grupo ficará nas escolas das 7h até 18h ou 19h, quando as urnas saem das unidades em direção ao cartório. “Lá, estarão aproximadamente 30 alunos que ficarão encarregados de retirar as urnas das Vans e entregar aos juízes, assim como as pastas de documentos”, disse Takiy, que também participará das eleições como supervisor junto com o docente das Engenharias, Francisco Antônio de Souza, e com o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Giuliano Pincerato.
Segundo Takiy, os alunos estarão identificados com crachás e uniformizados. Nas escolas, eles assinarão o livro de ata e, após a atividade, receberão uma declaração de participação nas eleições igual à dos mesários. “Esse documento dá direito a dois dias de abono no trabalho e também serve como atividade complementar dentro do curso de Engenharia”, disse.
Ele afirma que a parceria entre UniSALESIANO e Justiça Eleitoral é benéfica para ambos os lados, pois desperta a prática da cidadania nos alunos e facilita o trabalho dos cartórios com um grande contingente de pessoas envolvidas na ação.
O mesmo trabalho será realizado pelos acadêmicos do Unisalesiano caso ocorra o segundo turno das eleições.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

você pode gostar também