Ambulatório de Saúde da Criança será inaugurado nesta quarta-feira

A Prefeitura de Birigui vai inaugurar nesta quarta-feira, dia 3 de outubro, seu Ambulatório de Saúde da Criança, que irá atender menores de 12 anos. O novo espaço da Secretaria Municipal de Saúde foi instalado no Centro Médico, prédio do antigo pronto-socorro, no Largo Gumercindo de Paiva Castro, sem número, Centro. A inauguração será às 17h, reunindo várias autoridades.

O Ambulatório contará com oito salas internas, sendo consultórios, salas para pré e pós-consultas, sala de enfermagem, inalação, observação, além de um espaço de recreação e uma recepção. O local atenderá de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.

No local serão atendidas as crianças que forem encaminhadas pelas dez UBSs de Birigui, pela Maternidade e pelo Pronto-Socorro Municipal. O setor contará com uma equipe composta por médicos pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas, auxiliar de serviços gerais, dentistas e auxiliar de saúde bucal.

“Todo o espaço foi projetado e ambientado para proporcionar conforto para nossas crianças, sem causar traumas. O valor investido no Ambulatório foi de R$ 103.865,57 contando com recursos Municipal, Estadual e Federal”, explicou o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca.

No novo espaço da Saúde serão realizadas consultas médicas pediátricas, consultas odontológicas, consultas de enfermagem, Pré e Pós consulta, curativos, suturas, procedimentos simples, soroterapia, inalação, medicações intramuscular (IM), endovenosa (EV), subcutânea (SC), teste de glicemia e puericultura (de 0 a 9 meses).

“As crianças recém-nascidas da Maternidade terão suas consultas agendadas no Ambulatório da Saúde da Criança e, no mesmo dia, as mães passarão por consultas com ginecologista (consulta puerperal). Elas também serão orientas quanto a amamentação”, completou o secretário de Saúde de Birigui.

ESPAÇO KIDS
Foi marcado para o dia 5 de outubro a inauguração do espaço Kids e consultório de atendimento em Urgência e Emergência Pediátrica, instalados nas dependências do Pronto Socorro Municipal “Dr. Alceu Lot”, no bairro Patrimônio Silvares. A solenidade acontecerá a partir das 11h, reunindo várias autoridades.

Voltado para crianças menores de seis anos, o atendimento pediátrico é oferecido no pronto-socorro desde o dia 1º de maio deste ano. As consultas são realizadas 24 horas por dia, nos sete dias da semana. “Agora entregaremos um espaço projetado e ambientado para proporcionar conforto e mais qualidade no atendimento das crianças”, disse o secretário de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca.

serão realizadas as consultas médicas de urgência e emergência, serviços de enfermagem, pré consultas, curativos, suturas, procedimentos simples, soroterapia, inalação, aplicação de medicações e testes de glicemia. Além disso, as crianças terão acesso aos exames laboratoriais, ultrassonografia, tomografia e raio-X.

O local conta com recepção com espaço recreativo, triagem, consultório e sala de observação. O setor pediátrico tem equipe composta por médicos capacitados no atendimento infantil, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, recepcionistas, auxiliar de serviços gerais e porteiros. A gestão é da IDS (Instituto de Desenvolvimento Social), que já administra o pronto-socorro.

São atendidas na unidade as crianças encaminhadas pelas dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além das demandas livres. Também serão atendidas as crianças que forem encaminhadas pelo Ambulatório de Saúde da Criança.

Da Redação

você pode gostar também