Poesia de Vinícius de Moraes inspira exposição na biblioteca

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Era uma vez o “poetinha” e as crianças entrando no mundo da literatura. Esta é a relação que poderá ser observada no saguão da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, em Araçatuba, pelo menos até sábado. 

Para o Felita (Festival Literário de Araçatuba), alunos da rede municipal de ensino produziram uma série de paneis com poemas de Vinícius de Moraes e representações desses escritos.

No projeto “Brincando e Aprendendo com Vinícius de Moraes”, as crianças tiveram acesso ao vasto universo literário do artista, mobilizado pela música, poesia e encenações. O objetivo é levar os estudantes a terem uma relação diferenciada com a linguagem e ampliarem seus vocabulários, tornando-se bons leitores.

O resultado de todo esse aprendizado pode ser conferido nos coloridos e alegres materiais espalhados nas paredes do saguão da biblioteca. É a grande oportunidade de o público conferir um pouco da poesia de Vinícius, apresentada, no festival, com toque infantil.

FEIRA

Outra atração que o festival traz neste ano é a feira do livro organizada no Ginásio Municipal Plácido Rocha. Pelo menos nesta semana, a principal praça esportiva da cidade estará transformada em uma arena cultura. A feira ali montada conta com estandes de livrarias locais e da Academia Araçatubense de Letras, onde há inúmeras obras de autores locais de diferentes épocas e estilos distintos. Em todos os espaços, os livros são vendidos com descontos.

Ainda no ginásio de esportes, estão previstos bate-papos com nomes da literatura convidados pelo município. Na sexta-feira, a abertura do evento foi marcada pela presença da youtuber Isabella Lubrano. Amanhã, quem conversará com o público será o escritor Jonas Ribeiro e, na sexta-feira, o também autor Ilan Brenman. No sábado, dia 29, haverá o show de encerramento “Coisas de Saci”.

Fora do ginásio esportivo, os festival conta também com intença programação no Complexo Cultura Bandeiras, onde fica a biblioteca. Lá, diariamente, são realizadas contação de histórias e, na quinta-feira, haverá a apresentação do projeto “Jovem Escritor”, realizado na biblioteca comunitária do bairro Hilda Mandarino, em que estudantes produziram um jornal com textos sobre Araçatuba.

você pode gostar também