Secretaria lança 1º Festival Literário de Araçatuba

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) lançam, neste sábado (15), o 1º Felita (Festival Literário de Araçatuba).

Com o tema Quem sabe imaginar é livre, o festival será lançado às 17h, no Shopping Praça Nova, com a contação de histórias “Era uma vez… sonhar. Felicitar, viajar, basta acreditar!”.

Com programação para os dias 24 a 29 de setembro, as atividades acontecem principalmente no Complexo Cultural Bandeiras, onde estão o Teatro Paulo Alcides Jorge, a Biblioteca Rubens do Amaral e o Saguão de Artes Mildred Lourdes Pacitti, da referida biblioteca, e no Ginásio de Esportes Dr. Plácido Rocha. Esses dois espaços estarão ligados por um Varal de Poesias.

Também haverá atividades no Shopping Praça Nova, Quintal Cultural, salas do curso de Educação Física (UniToledo) e Teatro Aberto Tom Jobim, na Praça João Pessoa.  Alunos da rede municipal de ensino e escolas da rede particular já estão confirmadas.  Toda a programação é aberta ao público.

A secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques, diz que a expectativa de público é de 900 a 1.000 pessoas por dia de evento. “Há nove anos acontece a jornada de literatura em Araçatuba. Com o tempo, percebemos que ela precisava ser ampliada. Desta vez, por conta da história e do desejo de focar e dar relevância à literatura. Embora seja o primeiro ano, vem remodelar a jornada que já acontecia há nove anos. Dinamismo. Marca dessa gestão não desprezar o que outras gerações fizeram, mas aproveitamento inteligente de recursos públicos”.

Serão três palestras com nomes de destaque como a youtuber Isabella Lubrano e os escritores Ilan Brenman e Jonas Ribeiro; mais de 50 atividades entre Feira de Livros (parceria com livrarias da cidade), apresentações teatrais de alunos, contação de histórias, oficinas de formação (oficina de criação literária) e oficinas de criação (oficina de literatura de cordel e gravura em isopor), exibição de filmes e debate, palestras, Balada Literária (com a Academia Araçatubense de Letras), música e dança; lançamento do mascote do Felita; encerramento com o espetáculo “Coisas de Saci” da Cia Tempo de Brincar.

São parceiros do evento: organizações sociais de cultura ligadas à Secretaria de Estado da Cultura como Poiesis, Oficinas Culturais, Pontos Mis, SP Leituras, SisEB – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, Viagem Literária;  O Quintal Cultural e Shopping Praça Nova.

você pode gostar também