Com chuva, temperatura cai quase 20% em 24 horas

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

Araçatuba está vivendo períodos de longas estiagens, com altas temperaturas. A tarde de quinta-feira (13) foi a mais quente do ano na região de Araçatuba. A temperatura chegou aos 38,8°C em Ilha Solteira por volta das 16h, de acordo com as medições da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Em Araçatuba a máxima foi de 37,9°C na estação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), também por volta das 16h. O fim de semana será de chuva na região.

“Nesta sexta-feira a passagem de um sistema de baixa pressão pelo Sul do país ajudou a formar áreas de instabilidade também pelo Estado de São Paulo. Choveu forte em praticamente todas as regiões, inclusive na região de Araçatuba. Mas a chuva forte durou pouco tempo, por isso, os acumulados não foram expressivos. Na maior parte do tempo a chuva caiu com fraca intensidade. Em Araçatuba choveu 5mm nesta sexta-feira (até às 16h). Em outras cidades da região os acumulados ficaram entre 2 e 10mm.  Apesar da pouca quantidade de chuva, a temperatura despencou. Por volta das 16h de sexta-feira a temperatura na região estava entre 19°C e 20°C. Quase 20°C a menos que quinta-feira no mesmo horário”, disse o meteorologista Bruno Maon.

Segundo Maon, os próximos dias continuam com tempo instável na região. Nesta sábado (15) as condições de chuva são maiores pela manhã e à tarde, intercalando com períodos de sol. “A temperatura volta a ficar mais elevada, com máxima prevista em torno de 30°C. O domingo (16) começa com sol e faz calor, mas as nuvens aumentam a partir da tarde e volta a chover na forma de pancadas, que podem vir até com forte intensidade e acompanhas de trovoadas. Na segunda-feira (17) muitas nuvens carregadas se espalham pela região e o dia será bem nublado, com poucas aberturas de sol. Pode chover a qualquer hora, mas o risco de chuva mais intensa é durante o período da manhã. A temperatura volta a ficar mais amena, com máxima prevista de apenas 25°C”, acrescentou.

De acordo com o meteorologista Bruno Maon, a partir de terça-feira (18) o sol volta a predominar e as condições de chuva diminuem bastante na região. O calor retorna, com máximas acima dos 30°C a partir de quarta-feira.

você pode gostar também