SAÚDE INTENSIFICA A VACINAÇÃO EM CÃES E GATOS

A Divisão de Vigilâncias de Buritama realizou quarta-feira (12), no Bairro Alvorada e conjunto habitacional Horácio Rodrigues Goulart, vacinação antirrábica em cães e gatos. A campanha segue até o dia 28 de setembro. Quem ainda não conseguiu vacinar seu animal de estimação, o Departamento de Saúde montou um posto na Casa da Agricultura. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. É preciso levar a carteirinha de vacinação do animal.

A recomendação é que na hora da vacinação os cães estejam de coleira e guia. Os animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Já os gatos devem estar em caixa de transporte apropriada. A raiva é uma doença infecciona aguda e pode ser transmitida para o homem por meio de mordida.

De acordo com o agente de saneamento da Divisão de Vigilâncias, Luiz Carlos Dias, foram vacinados 175 cães e 30 felinos nos postos volantes. Estão programadas mais duas campanhas nos bairros. Foram imunizados 950 cães e 383 gatos na zona rural, na cidade, 514 cães e 97 felinos, já tomaram a vacina.

Todos os cães e gatos a partir dos três meses de vida devem ser vacinados, inclusive fêmeas no cio, gestantes e lactantes, apenas bichos doentes não receberão as doses. “A conscientização do proprietário do animal é o fator determinante para que não se registre casos de raiva no município. A vacina é rápida e gratuita e todos os profissionais estão aptos a orientar e esclarecer dúvidas durante a campanha”, explicou Dias.

DOENÇA
A raiva é uma doença causada por um vírus (Iyssavírus) que acomete o sistema imunológico nervoso central do animal. Pode ser transmitido por meio de mordida, lambida ou ferida. A recomendação, ao ser mordido por um animal infectado, é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra e procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência.

O animal com suspeita de raiva deve ficar isolado por 10 dias em um local seguro, com água e comida. Nos humanos, o tempo varia de sete a 10 dias. Os sintomas são: convulsão, febre baixa, perda de função muscular, excitabilidade, agitação e ansiedade.

VACINAÇÃO
15/09 – Condomínio Itaparica, São Diego e Portal da Praia, das 8h às 11h30. Os moradores dos condomínios que não foram listados serão comunicados durante o mês de setembro e avisados na portaria do dia e hora da vacinação.

19/09 – Bairro Benedito Garcia (praça de skate) e na escola Odete Feroldi, das 17h30 às 19h30.

Da Redação

você pode gostar também