SANTA CASA DE ARAÇATUBA FAZ A 13ª CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS NO ANO

A menos de duas semanas do Dia Nacional de Doação de Órgãos, a Santa Casa de Araçatuba realizou na manhã de sexta-feira (14) a 13ª captação de órgãos em 2018. O procedimento foi feito com sucesso e foram captados os rins e o fígado de um paciente de 36 anos.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, o paciente morava em Mirandópolis e foi transferido para a Santa Casa de Araçatuba pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS). Ele chegou à unidade hospitalar com um quadro clínico gravíssimo e em coma profundo.

Desde então, as equipes médicas da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes abriu o protocolo para constatar a morte encefálica do paciente. Ela foi confirmada por volta do meio dia da última quinta-feira (13). A partir disso, a Comissão passou a entrar em contato com os familiares, que autorizaram a doação.

CAPTAÇÃO

Logo cedo, equipes do Hospital de Base de São José do Rio Preto chegaram a Araçatuba para fazer o procedimento. Os rins e o fígado do paciente foram captados e transplantados em pacientes que estavam na fila de espera e eram compatíveis em outro hospital que não teve o nome divulgado. Neste ano, a Santa Casa de Araçatuba já realizou 13 captações de órgãos.

DIA NACIONAL

No próximo dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. O maior problema enfrentando no Brasil, ainda, é a resistência sobre o assunto. De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), de cada oito potenciais doadores, apenas um é notificado. Enquanto em países como Espanha – referência mundial quando o assunto é transplante – são registrados perto de 40 por milhão, no Brasil essa taxa está próxima de 15.

“Diversos fatores contribuem para este número, mas um dos principais é a negação familiar, uma vez que no Brasil, para ser doador, não é preciso deixar nada por escrito, e sim comunicar à família, pois somente os parentes podem autorizar a doação”, informou a Associação.

você pode gostar também