APÓS MAIS DE 30 HORAS, INCÊNDIO É CONTROLADO EM CASTILHO

As queimadas voltaram a preocupar moradores da região de Andradina. Um incêndio de grandes proporções atingiu uma extensa área de preservação ambiental em Castilho. O fogo começou na tarde de domingo (09) e só foi controlado na madrugada de ontem (11).

O tempo seco continua causando transtornos. A falta de chuva na região acaba sendo um fato de risco para o aumento das queimadas. Uma delas ficou fora de controle durante mais de 30 horas em Castilho e assustou moradores e reuniu diversas equipes e voluntários na tentativa de controlar as chamas.

De acordo com o que foi apurado pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, o incêndio começou em uma área de vegetação seca por volta das 14h do último domingo (09). Rapidamente, as chamas se alastraram e não demoraram muito para atingir uma área de preservação ambiental.

Diante da gravidade da situação, equipes da Brigada Municipal de Castilho, do  Corpo de Bombeiros de Andradina e voluntários de um condomínio residencial ajudaram nos intensos combates. O fogo chegou a determinada altura, queimando parte da fiação elétrica e de telefonia fixa. Além disso, o incêndio também atingiu áreas de pastagens particulares, chegando próximo à barragem de Jupiá.

Durante toda a noite de domingo e a segunda-feira (10), as equipes se revezavam na tentativa de controlar o fogo. O grande medo era de que o incêndio atingisse algumas casas que ficam próximas dos focos. Depois de muito trabalho, os bombeiros conseguiram fazer o controle já na madrugada de terça-feira (11).

A área total queimada não foi calculada, mas segundo apurou a reportagem, a área de preservação ambiental foi praticamente destruída. A partir de agora, a  investigação das causas do incêndio ficarão à disposição da Polícia Civil do município, que irá abrir um inquérito. Equipes da perícia técnica também foram chamadas e um laudo deverá ficar pronto em até 30 dias.

MONITORAMENTO

A terça-feira foi de monitoramento no local, já que havia o risco de novos focos surgirem e o incêndio recomeçar. Até o fechamento desta edição, a situação no local era de normalidade. No começo da tarde de ontem, a Brigada Municipal de Castilho recebeu outro chamado, dessa vez para atender um incêndio em vegetação que ocorreu às margens da Rodovia dos Barrageiros (SP-595), entre Castilho e Itapura.

Outra equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para o local e conseguiu controlar o fogo algumas horas depois. Apesar do susto, o trânsito não chegou a ser interditado no local por conta da fumaça e não houve outros tipos de transtornos.

você pode gostar também