REGIÃO DE ARAÇATUBA RUMO AO DESLIGAMENTO DO SINAL ANALÓGICO DE TV

A região de Araçatuba deu o primeiro passo para o desligamento do sinal analógico de TV. A previsão é a de que o processo termine no dia 28 de novembro em 37 cidades da região, mas ainda muitas pessoas não estão preparadas para a mudança. Pensando nisso, a Seja Digital, uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, firmou, ontem, uma parceria com a assinatura do Acordo de Cooperação.
O evento reuniu prefeitos e demais autoridades no auditório do Senai ( Serviço Nacional de Aprendizagem Industria) de Araçatuba. A assinatura do acordo possibilita que os servidores municipais sejam habilitados para que atuem intensivamente no repasse de informações e orientações sobre o que deve ser feito para que as TVs possam ter acesso ao sinal digital. Cecília Zanotti, gerente de mobilização da Seja Digital, disse à reportagem a importância desse primeiro encontro formal.
“Esse evento é o pontapé inicial, porque ele marca o início da campanha no território de Araçatuba. São 37 regiões com a campanha do desligamento do sinal analógico de TV. Isso marca a parceria entre o Seja Digital e as prefeituras, porque é o órgão que tem mais contato com a população e quem mais pode nos ajudar a comunicar o desligamento do sinal” , destacou.

TRABALHO DE ORIENTAÇÃO
Os servidores também orientarão as famílias de baixa renda atendidas por programas sociais do Governo Federal sobre o processo de distribuição de kits gratuitos. Eles acompanham o conversor digital e uma antena. Na região serão distribuídos aproximadamente 80 mil kits do tipo, sendo 25 mil em Araçatuba, seis mil em Andradina e 2.800 em Mirandópolis. O estado de São Paulo será o primeiro do Brasil a ter 100% de sinal digital até o fim do ano.
“A distribuição dos kits gratuitos já começou a acontecer e até hoje em todas as 37 cidades o agendamento para a retirada dos kits estará aberto. Temos até o dia 28 de novembro para nos preparamos, por isso é importante desde já ficar atento”, complementou a gerente de mobilização da Seja Digital.
Durante a assinatura do termo, o prefeito de Araçatuba Dilador Borges destacou os pontos mais importantes sobre a preparação não somente do município, mas de toda a região para o desligamento do sinal analógico.
“A gente sabe hoje, principalmente, o momento econômico em que o país passa está muito difícil para fazer uma administração equilibrada, fazer os ajustes que a sociedade precisa. É bem-vindo esse tipo de ajuda, de ações, onde nós podemos melhorar a vida das pessoas”, disse durante discurso no auditório do Senai.

KIT GRATUITO
Para saber se você tem direito ao kit gratuito, basta ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit.
O NIS (Número de Identificação Social) será necessário.

VEJA CIDADES QUE TERÃO O SINAL ANALÓGICO DESLIGADO
Araçatuba
Alto Alegre
Andradina
Barbosa
Bento de Abreu
Bilac
Birigui
Braúna
Brejo Alegre
Buritama
Castilho
Clementina
Coroados
Gabriel Monteiro
Glicério
Guaraçaí
Guararapes
Ilha Solteira
Itapura
Lavínia
Lourdes
Luiziânia
Mirandópolis
Murutinga do Sul
Nova Independência
Penápolis
Pereira Barreto
Piacatu
Planalto
Rubiácea
Santo Antônio do Aracanguá
Santópolis do Aguapeí
Sud Mennucci
Suzanápolis
Turiúba
Valparaíso
Zacarias

VITOR MORETTI
Araçatuba

você pode gostar também