ANDRADINA RECEBE A PRIMEIRA EDIÇÃO DO CINE DEBATE – TEMAS CONTEMPORÂNEOS

A cidade de Andradina, que está comemorando 81 anos, irá receber a primeira edição do “Cine Debate – Temas Contemporâneos”, que tem como principal objetivo colocar em análise e discussão temas atuais e relevantes na sociedade brasileira. O projeto traz para fora dos grandes centros um formato diferente, com a exibição de filmes e documentários seguida pelo debate com especialistas convidados das mais diversas áreas. “A abordagem por meio da linguagem audiovisual tem como meta a promoção das artes como instrumento mediador de conhecimento e reflexão social, além de fonte de entretenimento popular”, explica Lucas Eduardo Silveira de Souza, um dos idealizadores.

Formando em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e mestrando em Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB), Lucas conta que as motivações para a criação do Cine Debate se fundem nos âmbitos profissional e pessoal, com o gosto indiscutível eclético pelo cinema e a perspectiva de encará-lo como um grande incitador de reflexão e debate. Para ele, o projeto é a oportunidade de estabelecer um caminho intermediário entre o ambiente lúdico e pessoal do cinema, até mesmo sob uma perspectiva intimista que este proporciona a cada um, e o ambiente pedagógico e didático de debates, em que a reflexão e o conhecimento são gerados coletivamente.

Nesta edição, o evento, que recebe o apoio da Prefeitura de Andradina e este ano fará parte da programação oficial em comemoração ao aniversário da cidade, traz três grandes temas: Fake news; relações de trabalho e família na atual sociedade brasileira; e o retorno do discurso pró-ditatorial, todos amparados por produções nacionais e a presença de profissionais das respectivas áreas. A expectativa é que o projeto atraia um público diverso em opinião, idade, escolaridade e formação sociocultural, para que os debates sejam amplos e tragam diferentes visões e vivências sobre a mesma temática.

O Cine Debate – Temas Contemporâneos é gratuito e acontecerá nos dias 14, 21 e 28 de julho, sempre às 15h, na Praça Céu das Artes, em Andradina (SP).

Da Redação

você pode gostar também