CASOS DE ESCORPIÃO EM ARAÇATUBA JÁ SUPERA TODO O ANO DE 2017

O elevado registro de escorpiões continua preocupando as autoridades da área da saúde em Araçatuba. Em todo o ano de 2016 foram 242 notificações. Já no ano passado foram 502, o que representa aumento de 101,%. Já até o dia 6 de julho de 2018, foram 523 notificações. Ou seja, em pouco mais de seis meses, em 2018 já ultrapassou todo o mês de 2017.
Devido ao número elevado, a recomendação é no sentido da população adotar alguns cuidados para prevenir. Este ano uma criança de cinco anos morreu após ser picada por escorpião. O caso aconteceu em abril. Mesmo com socorro imediato, a menina não resistiu. No ano passado também foram registrados casos de morte.
O médico veterinário, doutor Rafael Silva Cipriano, do Centro de Controle de Zoonoeses de Araçatuba, disse em junho que o aumento de casos reflete mudança no comportamento da população. Para ele, por algum motivo, a população deixou de adotar determinados cuidados, como limpeza permanente de quintais. O veterinário disse que alguns cuidados podem ser fundamentais para evitar acidentes. Ele recomenda a limpeza de quintais, tapar buracos em paredes, transferir de local piulhas de tijolos e telhas, remover pedaços de madeira. Todos estes trabalhos devem ser feitos com muito cuidado e com uso de luvas para evitar acidente.

ANTÔNIO CRISPIM
Araçatuba

você pode gostar também