ALUNOS ABORDAM SAÚDE AMBIENTAL COM COMUNIDADES DA REGIÃO

“Saúde Ambiental” foi o tema do trabalho realizado pelos alunos do 1º termo do curso de Enfermagem do Unisalesiano em comunidades das cidades da região: Araçatuba, Birigui, Auriflama, Clementina, Santo Antônio do Aracanguá, Alto Alegre e Turiúba.

As atividades ocorreram ao longo do primeiro semestre deste ano, com o objetivo de concluir o desenvolvimento do conteúdo programático da disciplina de mesmo nome, ministrada pela professora Gislene Marcelino, acompanhada da coordenadora do curso, professora Cláudia Cristina Cyrillo.

Dentre as ações promovidas pelos acadêmicos, estiveram: visita técnica em hospitais; exposição visual sobre água, lixo, esgoto, ar e atmosfera; gincanas, horta sustentável, dinâmicas, entre outras.

“Cabe ressaltar que, no desenvolvimento das atividades educativas, os alunos utilizaram metodologias ativas propícias às comunidades participantes, socializando o conhecimento a respeito da importância da preservação do meio ambiente para uma melhor qualidade de vida”, explicou Gislene.

Segundo ela, a abordagem holística de saúde é princípio para a harmonia de indivíduos, famílias e comunidades com o universo que os rodeia, a partir de processos de educação em saúde.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, atividades como essa são de extrema importância para os acadêmicos, pois eles vivenciam na prática o que é desenvolvido em sala de aula. “Uma vez que o Unisalesiano tem como missão formar profissionais com grande capacidade técnica, mas, acima de todas as coisas, que os mesmos tenham compromisso social”, concluiu.

Da Redação

você pode gostar também