HOMENAGEM CONJUNTA REFORÇA ALIANÇA POLÍTICA DE JAMIL E PILLA

A história dos andradinenses Jamil Ono e Marco Pilla se entrelaçam em vários momentos. Foram vereadores juntos, disputaram eleição para prefeito e seguiram trajetórias diferentes. Na noite de quinta-feira (5), com o recinto da Câmara completamente lotado, os dois receberam a Medalha de Mérito Antônio Joaquim de Moura Andrade, a mais alta honraria outorgada pela Câmara para quem nasceu no município. Além disso, Jamil e Pilla são pré-candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente, e estão unindo diversos segmentos da sociedade em torno da aliança política. Isso ficou evidente durante as manifestações dos oradores na solenidade. A cidade vê a oportunidade de eleger representantes para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Manoel Messias de Almeida, que na oportunidade representou a prefeita Tamiko Inoue (em viagem a São Paulo para assinatura de convênios), falou da administração histórica de Jamil Ono, frisando que a história de Andradina pode ser dividida em duas etapas – antes e depois da administração de Jamil. Messias citou também a trajetória de Marco Pilla e o seu trabalho à frente da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). Messias disse que muitos se falam dos políticos e frisou que a mudança deve ser feita a partir da eleição de pessoas comprometidas com a cidade e a região. “Temos de aproveitar esta oportunidade. São dois líderes que estão dispostos a enfrentar novos desafios e que já demonstraram competência e seriedade”, disse Manoel Messias de Almeida em alusão à pré-candidatura de Jamil e Pilla.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente da Câmara, Raimundo Justino de Souza, lembrou que foi vereador por dois mandatos, e que ficou mais de 20 anos fora da política, mas acompanhando o trabalho dos vereadores e prefeitos. Ele destacou o trabalho desenvolvido por Jamil Ono no desenvolvimento de Andradina. Falou, também, da atuação política de Pilla, que usou a sua representação junto a deputados, senadores e secretários para trazer benefícios para Andradina. “Estamos próximos de uma campanha eleitoral. Logo vão chegar candidatos anunciando alguns benefícios sem qualquer compromisso com Andradina e região. Temos dois andradinenses. Vamos dar um voto de confiança a quem conhecemos e já fizeram muito por Andradina”, disse Raimundo Justino.

ADMINISTRAÇÃO DE JAMIL É RECONHECIDA
Natural de Andradina, mas com estudos feitos em São Paulo (Direito) e especializações no Japão, Jamil Ono ingressou na política em 1996, quando elegeu-se vereador pela primeira vez. Foram três mandatos até 2008, quando disputou a Prefeitura e foi eleito com expressiva votação e reeleito em 2012. Até agora foi o único prefeito reeleito de Andradina. Jamil e a esposa, Marcia, foram introduzidos ao plenário pelo autor da homenagem, o ex-vereador Cristiano Rodrigues de Oliveira e sua irmã, Leila Rodrigues.

Ao ler breve currículo de Jamil Ono, o cerimonialista Salvdor Placco Neto enumerou várias realizações e conquistas do ex-prefeito nas áreas de saneamento, gestão, desenvolvimento econômico e social, Citou a aprovação de todas as contas pelo tribunal de contas, as muitas obras realizadas, a conquista do ICMS de Três Irmãos para o município e muitos outros.

O autor da homenagem, Cristiano Rodrigues de Oliveira, o Cristiano da Agrícola, que voi vereador no período em que Jamil foi prefeito, destacou o seu trabalho e conquistas. Cristiano também fez referências a Marco Pilla.

Cristiano de Rodrigues de Oliveira entregou a o diploma e colocou na lapela de Jamil a Medalha de Mérito Moura Andrade. Sua irmã, Leila Rodrigues, entregou flores a Márcia Ono. Jamil Ono foi homenageado, também, com uma placa de prata entregue por Manoel Messias de Almeida em nome da prefeita Tamiko Inoue.

“Esta homenagem é para todos que acreditaram no meu trabalho. É para todos os integrantes do nosso governo”, disse Jamil Ono ao agradecer a homenagem. O ex-vereador e ex-prefeito citou várias conquistas e várias lutas de seu governo ao longo de oito anos de mandato. Jamil falou da importância da região trer deputados.

PILLA RECEBE HOMENAGEM PELO TRABALHO
Natural de Andradina, Marco Aurélio Pilla de Souza é formado em técnico agropecuário e direito. Porém, sua trajetória de vida e profissional está ligada diretamente ao meio rural. Ingressou no Itesp em 1995 e teve uma carreira de sucesso dentro da fundação. Desde jovem teve militância política, como líder estudantil. Depois, tentou uma vaga na Câmara de Andradina, mas não foi eleito. Em 2004, foi o vereador mais votado. Já em 2008 decidiu disputar a Prefeitura. Não foi eleito e recebeu convite para ir para São Paulo. Pilla e a filha Rafaela foram introduzidos ao plenário pelo autor da proposta da homenagem, Edgar Dourado e a esposa, Zezé Matos.

Salvador Placco Neto leu um breve relato da trajetória de Marco Pilla, citando a sua atuação como vereador, mas foi como funcionário do Itesp que ele mostrou muito trabalho. Suas ações refletiram diretamente na vida de milhares de pessoas, como as leis de regularização urbana e rural e o programa de estímulo à agricultura familiar.
O autor da homenagem, Edgar Dourado, lembrou quando conheceu Pilla, há vários anos, quando faziam a faculdade de Direito. Destacou o trabalho realizado pelo ex-vereador. Dourado falou tambem sobre a homenagem a Jamil Ono.

Edgar Dourado entregou o diploma de Mérito Antônio Joaquim de Moura Andrade a Marco Pilla, colocou a medalha na lapela. Sua esposa, Zezé Matos, entregou flores a Rafaela Pilla. Marco Pilla recebeu, também, uma placa de prata do PSDB Mulher, por meio de Leila Rodrigues.

Antes do agradecimento de Marco Pilla, foi exibido um vídeo com mensagens do ex-secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Elias Rosa, do prefeito de São Paulo, Bruno Covas e do ex-governador Geraldo Alkamin. Os três destacaram o trabalho de Pilla à frente do Itesp e seu compromisso com o serviço público. Ao agradecer a homenagem, Pilla lembrou a sua infância em Andradina. Falou da experiência como vereador e da vocação pública. Citou as suas ações à frente do Itesp e atuação em mais de 200 municípios.”Hoje sei o quanto é importante a região ter um deputado”, concluiu Marco Pilla.

Da Redação

você pode gostar também