MINISTRO GARANTE REPASSE DE RECURSOS PARA MANUTENÇÃO DO PRONTO-SOCORRO

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, esteve ontem em Araçatuba para a inauguração do pronto-socorro que passou a funcionar no prédio do antigo Hospital San’Ana. Durante a solebidade, Occhi assinou portarias garantindo investimentos na saúde na região, credenciamento de 10 leitos da UTI de Birigui, ambulância para Braúna e credenciamento do Hospital Central como referência regional em média e alta complexidade na área oftalmológica. O ministro garanti repasse de recursos para ajudar na manutenção do pronto-socorro e confirmou que o Ministério da Saúde irá credenciar o Centro de Atenção Pscossocial (Caps Adultos), Centro de Atenção Pscossocial Infantil (Caps I) e duas residências terapêuticas. O anúncio foi comemorado pelo prefeito Dilador Borges e pela secretária da Saúde, Carmem Guariente. Hoje o município tem despesa mensal de R$ 180 mil para oferecer os serviços.

Na chegada do ministro, o prefeito Dilador Borges, o presidente da Câmara, Rivael Papinha e a secretária Carmem Guariente o receberam e o acompanharam em visita às instalações do novo pronto socorro. Foi neste momento que a secretária falou sobre as unidades do Caps e das residência terapêuticas. Há mais de um ano e meio o município está arcando com as despesas para não deixar os pacientes desamparados. “Foi uma decisão do prefeito Dilador, garantir este atendimento”, explicou a secretária. Ainda durante a visita, o ministro chamou a sua assessoria e determinou que fosse feito o credenciamento das unidades do Caps e das residências terapêuticas de Araçatuba.

INAUGURAÇÃO
Ao falar nasolenidade de inauguração, a secretária Carmem Guariente destacou apoio que a pasta tem recebido do governo Dilador e Edna Flor. Segundo ela, a implantação do novo pronto socorro foi um desafio da administração, mas que aceitou o cargo, quando convidada, exatamente por saber da disposição do governo em investir na saúde. Carmem falou sobre outras iniciativas na área.

O presidente da Câmara, Rivael Papinha, disse que o Legislativo tem atuado para garantir condições de desenvolvimento da cidade. Ao referir-se ao deputado Fausto Pinato, que estava presente, Papinha frisou que “não fazemos política da divisão, mas sim da somatória de esforços. E é isso que estamos fazendo aqui, todos unidos na defesa da melhoria do sistema da saúde para a população”.

“Eu peço a Deus para que a dor não me seja indiferente”, disse a vice-prefeita Edna Flor citando trecho da música de Mercedes Sosa, justificando a preocupação do atual governo com a área da saúde, garantindo investimentos contínuos para melhorar o atendimento.
Ao falar na solenidade, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, pediu ao ministro que as UPAs do Umuarama (concluída) e Morada dos Nobres (em fase de conclusão) sejam transformadas em unidades básicas de saúde e o pronto-socorro seja transformado em UPA. Dilador destacou, também, o empenho de toda a administração para preparar o pronto-socorro. Para Dilador a mudança garante melhores condições de atendimento, em uma região centralizada.

“Precisamos regionalizar a saúde. Não há orçamento que se salve neste país se nós tivermos que levar atendimento aos mais de 5,6 mil municípios”, disse o ministro. Sobre o pronto-socorro, o ministro disse que não há recursos federais na unidade. “Quero me colocar à disposição para lhe ajudar na manutenção e custeio. Sei que o senhor vai precisar disso. Sei que sua equipe vai precisar disso”, afirmou o ministro, citando os investimentos pela pasta na região.

Ao final, o Gilberto Occhi, Dilador e demais autoridades presentes descerraram a placa inaugural.

Antônio Crispim

você pode gostar também