CAMPEONATO DE FERRAGEAMENTO SERÁ DESTAQUE DA EXPÔ

Em sua 59ª edição, a Exposição Agropecuária de Araçatuba vai abrir espaço para uma competição de ferrageamento. Haverá três categorias: iniciante, intermediária e aberta. Nelas serão avaliadas as ferraduras que serão feitas com as ferramentas dispostas no dia. Os primeiros três colocados terão a missão de aplicar a ferradura no cavalo.
O organizador da competição, Fábio Furquim, explica que o ferrageamento é a aplicação de uma ferradura para proteger ou corrigir o aprumo do casco do equino. “Desde a época antiga, antes de Cristo, já havia o ferrageamento para os cavalos. A ferradura serve como um sapato para o cavalo”, esclarece Furquim. Todas as fases das provas requerem boas aptidões do competidor.
Esta será a 6ª vez que ocorrerão provas de ferrageamento na exposição. Normalmente são 30 competidores. Para participar é necessário enviar um e-mail para mfcpatricia@gmail.com. No dia 6 de julho será realizado o treinamento e no dia 7, o início da competição.
Segundo o organizador, ter uma competição como essa no Agro Siran é importante para divulgação dessa profissão. “Provoca uma interação dos proprietários de cavalos, dessa maneira, movimentando a indústria de equinos”, declara Furquim.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

você pode gostar também