ATENDIMENTO COM PEDIATRA ESTÁ ENTRE OS NOVOS SERVIÇOS DO PRONTO-SOCORRO

Conforme o jornal O LIBERAL REGIONAL já havia antecipado na edição de domingo, o Pronto-Socorro Municipal “Aida Vanzo Dolce”, que atualmente funciona na Rua Ida, no Bairro Santana, vai mudar para o prédio do antigo Hospital Sant’Ana (à Rua Rosa Cury), próximo à Avenida Araçás, no São Joaquim. Inicialmente a inauguração estava marcada para as 19 horas, mas com a confirmação da presença do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, foi antecipada para as 9 horas. No entanto, o início do atendimento ao público foi mantido para as 19 horas. Uma das novidades anunciada pela secretária da Saúde, Carmem Guariente, é o atendimento de médico pediatra, uma antiga reivindicação dos araçatubenses e compromisso do prefeito Dilador Borges.
O atual prédio do pronto-socorro tem vários problemas estruturais e surgiu a oportunidade de locar um imóvel onde funcionava hospital, com toda estrutura necessária para funcionamento da unidade e até mesmo a inclusão de novos serviços, conforme proposta do governo Dilador. Além disso, na avaliação da equipe, o prédio é mais centralizado, facilitando o acesso das pessoas. Tem também o aspecto de serviços públicos: fica próximo do terminal de coletivo e do Restaurante Bom Prato.
Sobre o “novo” pronto-socorro, a secretária Carmem Guariente disse que dois novos serviços serão prestados, como o atendimento pediátrico e a farmácia externa. Ou seja, quando o paciente passar pelo atendimento, terá onde pegar o remédio. No entanto, ela ressalvou que a farmácia não tem a mesma variedade existente das unidades. São medicamentos característicos das unidades de urgência e emergência.
Segundo a secretária, embora a inauguração está marcada para as 9 horas, o atendimento público será feito no novo prédio a partir das 19 horas. Mesmo assim, a secretária explicou que por motivo de segurança, será mantida uma equipe médica no antigo prédio para atender caso de emergência. Carmem Guariente disse que é possível que algumas pessoas possam procurar o antigo prédio por desconhecer a mudança. “Vamos manter equipe médica até a meia noite do dia 5”, disse a secretária, explicando que nos dias seguintes será mantida equipe de enfermagem para atender especificamente estes casos e encaminhá-los à nova unidade.

SAMU
Quanto ao Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), a secretária disse que , por precaução, a unidade ainda será mantida por aproximadamente uma semana no antigo prédio. No caso de chegar alguma emergência, como acidente em que a pessoa não sabe da mudança, terá uma unidade do Samu para prestar o primeiro socorro e fazer a transferência do paciente para a nova unidade. De acordo com a secretária, o Samu não tem atendimento público. Isso é feito pelas unidades móveis (base) quando acionadas pelo regulador. “A gente percebendo que as coisas estão caminhando bem, com as pessoas procurando o novo local, a gente faz a transferência definitiva do Samu para o novo local”, disse a secretária Carmem Guariente.

SERVIÇOS
A secretária falou, também, sobre os serviços que serão colocados à disposição dos pacientes no novo prédio a partir das 19 horas de quinta-feira 5. “Teremos médicos clínicos, um pediatra, farmácia externa para atender os pacientes que passaram pela unidade”, disse a secretária, explicando que terá exame de raio x, laboratório de análise e equipe de enfermagem completa.
O atendimento com médico pediatra é uma novidade. O prefeito Dilador Borges sempre defendeu atendimento para garantir a excelência do serviço. Agora está conseguinte estender o serviço à população.

ANTÔNIO CRISPIM
Araçatuba

você pode gostar também