VANDIR NATAL CASAGRANDE: UMA LUTA EM FAVOR DOS ANIMAIS

Com o objetivo de distribuir DVDs gratuitamente a um milhão de pessoas e, com isso, gerar grande conscientização a respeito do consumo de produtos de origem animal, o advogado Vandir Natal Casagrande criou a Campanha Nacional em Favor dos Animais. Ele é vegano e não consome nenhum produto de origem animal há mais de 30 anos.
Natural de Birigui, Vandir cresceu em uma família humilde e começou a trabalhar muito cedo, já que, em sua época, o trabalho infantil não era proibido. Quando jovem, devido às dificuldades que sua família enfrentava, precisou conciliar trabalho e estudos para conseguir fazer o curso de Direito, no Centro Universitário Toledo. Ainda assim, o salário que recebia na época não era suficiente para pagar sua faculdade, transporte, comprar livros e ajudar sua família, o que exigiu que ele buscasse uma renda extra. Vandir começou, então, a gravar diariamente o que era dito por seus professores durante as aulas, decupar essas gravações e produzir apostilas, que eram vendidas aos colegas de sala. Porém, como não existiam computadores e/ou máquinas de xérox, fazia a decupagem utilizando uma máquina de escrever e as cópias a partir de um mimeógrafo. “Como eu tinha que digitar o conteúdo quando chegava da faculdade, tal atividade custava o meu descanso. Eu dormia de madrugada e acordava cedo para trabalhar, então, descansava muito pouco”, conta. Apesar da rotina cansativa, Vandir conseguiu terminar, em 1976, o curso de Direito.
Essa formação o colocou, posteriormente, em contato com o Ministério Público, o que o fez se apaixonar pela ideia de se tornar Promotor de Justiça. O concurso para o cargo era muito difícil, tinha muitos concorrentes e poucas vagas, porém, ele continuou estudando para alcançar seu objetivo e foi aprovado no concurso de Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, tendo sido nomeado para o cargo em 23 de novembro de 1978. Atuou como Promotor em várias Comarcas do Estado, como Araçatuba, Capão Bonito, Apiaí, Jacareí, Mauá, São Caetano do Sul, Sorocaba e concluiu sua carreira na Capital de São Paulo.
Casou-se com Josefa Maria da Cunha Casagrande, também formada em Direito pelo Centro Universitário Toledo, com quem teve duas filhas, sendo elas Laura Maria da Cunha Casagrande, que fez Direito na Faculdade São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP) e hoje é assistente de um desembargador no Tribunal de Justiça na Capital, e Laís Maria da Cunha Casagrande, formada em letras pela USP e, atualmente, graduanda em Direito no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo. “Vejo o Direito como um curso que nos oferece um leque imenso de oportunidades e nos abre as portas para um mundo novo. Por isso, fico muito feliz por minhas filhas terem escolhido esse curso”, afirma Vandir.
Após se aposentar, ele decidiu dedicar sua vida em favor dos animais. “Vi de perto o que eles sofrem quando tive a oportunidade de passar uma semana dentro do matadouro de um frigorífico. Eu fiquei chocado e, após estudar mais o assunto, decidi ampará-los e lancei uma campanha denominada Campanha Nacional em Favor dos Animais”, conta. Para isso, Vandir produziu um DVD denominado “Paz e Amor aos Animais”, no qual estão reunidos depoimentos de especialistas, documentários e muitas informações sobre o tema, além de mostrar as situações pelas quais os animais passam. “Esse DVD é distribuído gratuitamente em todo o Brasil e já foram entregues, sem nenhum custo, 130 mil cópias. Porém, a meta da campanha é colocar o DVD nas mãos de um milhão de pessoas em todo o Brasil”, explica.
Inicialmente, a Campanha era responsável pela distribuição de um livrinho chamado “Paz e Amor Bicho”, que foi distribuído a 105 mil pessoas. Porém, atendendo o conselho de alguns amigos, Vandir decidiu entregar DVDs, a fim de, através de imagens, impactar mais as pessoas. “No DVD, tem uma entrevista com o ex-senador Ulisses Riedel, uma pessoa que constrói diversos restaurantes veganos no país. Ulisses tem 85 anos e, como seus pais eram vegetarianos, ele nunca comeu qualquer produto de origem animal. Atualmente, é presidente da União Planetária”, conta. Segundo Vandir, mudar hábitos alimentícios pode até mesmo acabar com a fome no mundo. “Nós utilizamos muitos produtos da agricultura para alimentar os animais que comemos, então, se consumirmos esses alimentos, tenho certeza de que não faltará comida para ninguém”, afirma. Ele ainda explica que comer carne é algo aprendido culturalmente, mas que pode ser mudado caso haja conscientização. “Os animais não existem para servir o ser humano. Eles estão em um processo evolutivo, assim como nós, e devem ser respeitados, cuidados e protegidos”.
Vandir compara a situação dos animais no mundo com a escravidão. “Na época, começou a ser desenvolvida a consciência de que os escravos deveriam ser libertados. As pessoas achavam isso um absurdo, porém, essa consciência foi crescendo tanto que, em dado momento, a Princesa Isabel assinou a lei Áurea. Hoje, os escravos são os animais, que são explorados pelos seres humanos. Contudo, a consciência de que isso é errado está crescendo e vai chegar o momento em que essa realidade vai mudar. Prova disso é que, atualmente, já existem 600 milhões de vegetarianos no mundo”, afirma.
Foi pensando em gerar essa consciência que Vandir iniciou a Campanha e passou a distribuir os DVDs. “Para ter acesso ao produto, basta enviar um e-mail para contato@servegano.com.br ou uma mensagem no whatsapp (11) 95943-1606 dizendo que gostaria de recebê-lo. Fazendo isso, a pessoa receberá uma caixa com 50 DVDs e um folheto que explica como realizar a distribuição. As pessoas que pedem os 50 costumam solicitar mais após 15 ou 20 dias. Junto, vem também um brinde, que é o livro ‘minutos de sabedoria’”, explica Vandir.

você pode gostar também