PREFEITURA INICIARÁ COLOCAÇÃO DE SEMÁFOROS EM 19 CRUZAMENTOS

ARNON GOMES
Araçatuba

A Prefeitura de Araçatuba iniciará, nos próximos dias, a colocação de semáforos novos em 19 diferentes cruzamentos da cidade (confira quais são os pontos no quadro ao lado).
Ontem à tarde, o prefeito Dilador Borges (PSDB) assinou ordem de serviço, autorizando a JSM Engenharia e Sinalização Eireli – EPP a começar a instalar os aparelhos nas ruas e avenidas.
De acordo com o engenheiro Márcio C. da Silva, responsável pelos departamentos de engenharia e comercial da empresa responsável pelo serviço, o início dos trabalhos depende do acerto de pequenos detalhes técnicos. A expectativa, segundo ele, é começar os trabalhos na próxima semana. A conclusão deve ser feita em até 30 dias. No total, serão investidos R$ 671.862,42, recursos obtidos pelo município por meio do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo do Estado de São Paulo, voltado à prevenção de acidentes.

DIVISÃO
Do total de locais que receberão os aparelhos, em 18, ocorrerão substituições e em um, no cruzamento da rua XV de Novembro com a Olavo Bilac, será implantado o primeiro equipamento.
Presente à reunião, ocorrida no gabinete do prefeito, o secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Ernesto Tadeu Consoni, disse que a escolha dos locais obedeceu ao que o Estado chama de “ondas de calor”. A definição, explicou ele, corresponde aos pontos críticos, com maior número de acidentes, muitas vezes com mortes, conforme as estatísticas oficiais. “Então, esses 19 semáforos estão sendo colocados nesses locais”, pontuou.
Segundo Dilador, os semáforos antigos, que serão trocados pelos novos, terão reaproveitamento em outros pontos do município. Esses endereços ainda serão definidos. Hoje, aliás, um dos assuntos mais geradores de indicação de melhorias em Araçatuba, por parte de vereadores, diz respeito à colocação de semáforos.
“A ideia é melhorar. Esses semáforos antigos vão para outra localidades, melhorando o trânsito. Araçatuba tem um trânsito meio complicado e uma de nossas propostas é fazer um trabalho para melhorar a fluidez do nosso trânsito”, disse o prefeito, durante a reunião.
Com o convênio com o Movimento Paulista de Segurança, a meta do município é reduzir em 50% o número de mortes no período de 2010 a 2020. Segundo dados do Infosiga (Sistemas de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), em 2014, foram registradas 40 mortes por acidentes no trânsito local. No ano seguinte, essa quantidade caiu para 26. Em 2016, 24 pessoas morreram nessas condições e, em 2017, foram registrados 10 óbitos.

TECNOLOGIA
O representante da firma contratada ainda destacou a tecnologia implantada.
“Araçatuba ganhará equipamentos modernos, que vão permitir a sincronização, a chamada ‘onda verde’, em todos os cruzamentos determinados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Planejamento. São semáforos de led, com grande durabilidade, o que vai permitir a revitalização de muitos cruzamentos”, disse.
“Os equipamentos vão fazer o sincronismo sem cabo, com tecnologia moderna, que utiliza o satélite GPS para fazer esse sincronismo, com altíssima precisão. E com garantia de fazer esse sincronismo, sem escorregamento”, destacou.

ruas

você pode gostar também