EM BARRETOS, ZÉ ANTÔNIO RENOVA PARCERIA COM HOSPITAL E VISITA CASA DE APOIO

Na última quinta-feira (21), o prefeito em exercício José Antônio Rodrigues esteve em Barretos para renovar o Programa de Prevenção ao Câncer do Colo Uterino com o Hospital de Amor (HA). O Chefe do Executivo estava acompanhado do vereador Nivaldo Ribeiro, do diretor da Saúde do município, Farid Haddad e do coordenador da Atenção Básica, Bruno José Batista dos Santos.

A parceria entre a Prefeitura e o Hospital existe desde 2009 – durante o segundo mandato de Zé Antônio – e consiste no encaminhamento de exames e acompanhamento de pacientes da cidade junto ao Hospital visando à prevenção e o tratamento do câncer do colo de útero.

Segundo Marcelo Almeida, coordenador do programa, essa parceria é feita, atualmente, com apenas 96 municípios dos Estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

– O Hospital visa não só dar o laudo citopatológico através do exame preventivo convencional (papanicolau) ou exame de meio líquido, que no caso é o melhor exame que existe no mundo, atualmente, mas também realizar todo o acompanhando do caso quando ocorre alguma descoberta do câncer. Somente 27 municípios dos 96 e 3,8% das cidades brasileiras têm acesso a esse exame. Hoje, a Prefeitura de Mirandópolis disponibiliza desse exame totalmente fora da curva – explicou Almeida.

O coordenador falou ainda que a partir do momento que é colhido o exame preventivo é entregue ao departamento de patologia do Hospital, e em até 60 dias fica pronto para a liberação do laudo. Se esse laudo apontar um caso alterado, o próprio departamento de patologia entra em contato por e-mail com a enfermeira responsável pelo programa do município passando o nome e a data da consulta.

A paciente deverá, então, comparecer na recepção de prevenção do HA para ter uma nova consulta e realizar novos exames. Caso seja detectado caso positivo, o Hospital abre um prontuário para essa mulher e assume o tratamento de câncer do colo uterino dela, conforme a indicação médica.

O programa não inclui tratamento contra o câncer de mama, mas sim exclusivamente voltado para a prevenção do câncer do colo uterino.

Zé Antônio ressaltou sobre a necessidade em renovar essa parceria.

– Fico muito feliz em saber que uma parceria firmada em 2009, quando era prefeito, seja mantida até hoje. O Hospital de Amor de Barretos é referência mundialmente. Temos que nos esforçar ao máximo para que esse trabalho seja mantido e que os nossos pacientes tenham tratamento de ponta. Agradeço ao Hospital de Barretos por manter esse compromisso conosco – disse o prefeito.

A renovação do programa dura por 12 meses. O custo do município é o mesmo desde antes do início do programa, que é o transporte das pacientes, conforme tenha um caso alterado ou positivo. Toda manutenção é bancada via Sistema Único de Saúde (SUS) e também através de subvenções de Prefeituras ou leilões realizados nos municípios.

CASA DE APOIO
O prefeito aproveitou a ida a Barretos para visitar a Casa de Apoio aos pacientes que fazem o tratamento na cidade. O local foi instalado também durante o mandato de Zé Antônio. O Chefe do Executivo conversou com os pacientes que estavam no local e planejou melhorias na casa. Na época, a residência foi estruturada com a ajuda e contribuição de diversos munícipes e empresários da cidade.

Da Redação

você pode gostar também