ARAÇATUBA VAI AMPLIAR VACINAÇÃO DA GRIPE NA SEMANA QUE VEM

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo ampliou a vacinação contra a gripe. A partir da próxima segunda-feira (25), os municípios que tiverem doses sobrando, além de vacinarem os grupos prioritários, também poderão disponibilizar a vacina para pessoas com idade de 50 a 59 anos e crianças de cinco a nove anos. Araçatuba está entre esses municípios. A cidade irá ampliar a vacinação até que as doses acabem, de acordo com informações divulgadas pela Prefeitura na tarde de sexta-feira (22).

Atualmente podem se vacinar apenas as crianças de seis meses a cinco anos, as pessoas com mais de 60 anos, além das gestantes, puérperas (aquelas que tiveram filho nos últimos 45 dias) e pacientes com doenças crônicas. Em Araçatuba, o grupo das crianças é o que mais preocupa as autoridades, já que está muito abaixo da meta preconizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que é a de vacinar 90%. Atualmente, o percentual encontra-se em 55%.

Já as gestantes somam 58%. Os outros grupos conseguiram atingir e até ultrapassar o previsto. As puérperas estão com 118% de seu público vacinado, seguida dos trabalhadores da saúde (109%), idosos (91%) e pacientes crônicos (93%). Mesmo assim, a média geral no município ainda encontra-se em 84%, seis a menos do que o estipulado.

No Estado de São Paulo, a meta é vacinar 10,7 milhões de pessoas contra o vírus Influenza e até o momento mais de 9,9 milhões de paulistas já estão imunizados. Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2018 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

A vacina contra gripe é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 60 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.

“A vacinação contra a Influenza contribui para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe”, alertou a Secretaria.

Da Redação

você pode gostar também