PREFEITO E SERVIDORES DE MURUTINGA DO SUL AGUARDAM AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

PAULA SANTOS
Araçatuba

Após denúncia recebida pelo Ministério Público, o prefeito de Murutinga do Sul, Gilson Pimentel, do PSDB e mais quatro funcionários do município foram presos, nesta quarta-feira (13), pela Polícia Civil de Andradina. O que motivou a ação foi que, sob ordem do chefe do executivo, os funcionários estariam depositando, de forma irregular, lixo em aterro sanitário interditado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o que configura crime ambiental.
Tal denúncia foi recebida pelo Ministério Público e encaminhada à Polícia Civil de Andradina, que se deslocou até o aterro junto ao delegado Marcelo Zompero e encontrou um caminhão com motorista e dois coletores de lixo realizando o descarte. Ao questionar os funcionários a respeito da tarefa feita, eles alegaram que estavam ali sob ordem de um fiscal de postura. Este, também foi questionado e afirmou que estava cumprindo ordens do prefeito.
Diante dos fatos, eles foram encaminhados à Delegacia Seccional de Andradina para serem ouvidos e, na sequência, Zompero se deslocou até o prefeito. O chefe do executivo não negou nenhuma das acusações. Segundo informações da polícia, Pimentel afirmou que a destinação do lixo da cidade é um problema que possui com a CETESB pois a licença de operação do aterro venceu e o órgão não autorizou a renovação para que os resíduos domésticos continuassem a ser depositados no local. Ele disse ainda que o município não possui outra área para destinação do lixo.
Os quatro funcionários foram ouvidos e encaminhados à cadeia pública de Lavínia. O prefeito, por sua vez, foi ouvido e mantido em uma cela especial dentro da Delegacia Seccional de Andradina, por possuir curso superior. Eles são acusados de crime ambiental e poluição ambiental, além de terem descumprido a ordem de não jogar resíduos no aterro.
O Delegado Marcelo Zompero, que acompanha o caso, não arbitrou fiança porque os crimes do quais o prefeito e os funcionários são acusados têm pena maior que 4 anos de reclusão. As audiências de Custódia acontecerão nesta quinta-feira (14). O fórum não informou o horário da audiência.

você pode gostar também