Pró-Criança promove discussão sobre o trabalho infantil

O Instituto Pró-Criança, braço social do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), vai promover uma palestra com o tema “Um breve olhar sobre a infância que trabalha: desafios e consequências”. O evento será no dia 14 de junho, a partir das 19h30, com o pedagogo social, Sérgio Calixto.

O objetivo deste encontro é mostrar para os participantes que começar a trabalhar muito jovem não significa educar. “A criança tem que criar responsabilidades na idade e no tempo certo, ela precisa ter o momento do brincar e esse tempo não pode estar sendo ocupado pelo trabalho”, explica o palestrante Calixto.

O trabalho infantil é toda forma de atividade realizada por crianças e adolescentes que estão abaixo da idade permitida pela legislação em troca de algum benefício. “Crianças e adolescentes que a gente acompanhou pelo conselho tutelar, pedindo boas festas em época de Natal no centro da cidade, anos depois estavam em situação de exploração sexual”, declara Calixto.

O adolescente precisa ser preparado para a vida adulta, gradativamente, sem pular fases que são essenciais para o seu desenvolvimento. Essa realidade deve ser discutida pela comunidade e, principalmente, por quem trabalha com o público infanto-juvenil.Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo telefone (18) 3649 8000. Esta palestra está sendo promovida em comemoração ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, lembrado no dia 12 de junho.

O sindicato fica na Rua Roberto Clark, 460.

Da Redação

você pode gostar também