Santa Casa de Guararapes cria ouvidoria

Desde o dia 24, a Santa Casa de Misericórdia de Guararapes passou a oferecer à população a Ouvidoria, órgão pelo qual o usuário do hospital pode se manifestar, direta e indiretamente, sobre o atendimento recebido e fazer as suas sugestões para a melhoria do serviço. Um funcionário de carreira da Santa Casa, que foi devidamente treinado, é o responsável pelo recebimento e encaminhamento das críticas.

A Ouvidoria é o principal meio pelo qual o cidadão pode se manifestar sobre um serviço, ou atendimento, recebido, seja no setor público, ou privado. O sistema tem como base de criação a necessidade de transparência na direção e na administração das instituições, principalmente daquelas que recebem dinheiro público, e da participação direta da clientela (usuário do serviço de saúde pública) na melhoria da assistência oferecida.

Embora a Santa Casa de Guararapes já mantenha outros meios para a população pontuar o atendimento recebido (telefone e caixa de sugestão), a Ouvidoria foi vislumbrada pela direção do hospital como um canal mais dinâmico e capaz de estimular a participação direta do cidadão. “A Ouvidoria traz mais profissionalismo para o recebimento e encaminhamento das críticas, denúncias e sugestões, porque contará com um funcionário devidamente capacitado para ouvir e dar a destinação merecida às manifestações da população”, avalia o provedor Marcos Sabane.

A Ouvidoria recebe críticas, denúncias, solicitações, sugestões e elogios sobre o atendimento recebido pelos pacientes e acompanhantes. Isso pode ser feito pessoalmente, via fone, ou e-mail (confira abaixo). Depois de recebido pelo ouvidor, o manifesto é encaminhado para apuração interna, durante a qual é verificada a sua veracidade e se determinam as medidas a serem tomadas.

Em até 10 dias e pelo mesmo meio em que se manifestou, o reclamante será informado pela Ouvidoria da solução adotada. “O cidadão reclamante só não será informado sobre a decisão final em caso de a denúncia ter sido feita anonimamente”, lembra o provedor da Santa Casa. Todos os procedimentos da Ouvidoria da Santa Casa são encaminhados ao Sistema Ouvidor do SES (Sistema Estadual de Saúde).

SERVIÇO
Os usuários dos serviços prestados pela Santa Casa de Guararapes podem entrar em contato com a Ouvidoria das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, pelos seguintes meios:
Pessoalmente – Na recepção do hospital da avenida Marechal Floriano, 1.602. O atendimento é feito em sala reservada.

Por telefone – 3406-9000, ramal 9025. Os reclamantes podem optar pelo anonimato.
Por e-mail – ouvidoria@santacasaguararapes.org.br

Da Redação

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