Inaugurado o terceiro ecoponto de Araçatuba

No final da tarde desta terça-feira (5), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) inaugurou o terceiro ecoponto de Araçatuba, no bairro Claudionor Cinti.

O novo ponto é destinado a receber descartes, em volume de até 1m³ (um metro cúbico)​,  de restos de poda e capina, entulhos e restos de construção e resíduos volumosos como móveis, colchões e eletrodomésticos.

Cercado por alambrado e portão, o ecoponto tem guarita com eletricidade e banheiro, circuito de câmeras de segurança, pátio e rampa de acesso às caçambas, preparadas a receber materiais separados por tipo, e um container para materiais de alto risco, como que contenham vidro e outros materiais cortantes e pontiagudos.

O local é cuidado por um servidor público municipal e funciona em horário comercial, contando com monitoramento 24h por vídeo, transmitido diretamente à central de operações da Guarda Civil Municipal. “Descartes irregulares ou qualquer ação indevida no ecoponto e arredores serão registrados, contribuindo assim para a segurança do local e do bem público”, destaca o secretário.

O ecoponto inaugurado é o terceiro a ser disponibilizado, somando-se aos existentes nos Bairros Carazza e Lago Azul. Parte do projeto que contempla a construção de sete ecopontos, o novo equipamento é resultante da parceria de permuta, firmada e anunciada em 2017, entre a Prefeitura e o empresário Silton Diniz, proprietário do supermercado Casa Diniz, que comprometeu-se a prover a construção ainda dos pontos nos bairros Vila Alba, Vila Universo, Ivo Tozzi, Casa Nova, São José, Vista Verde e adequação no bairro Carazza. Já estão em construção outros dois ecopontos na Vila Alba e no bairro São José.

O prefeito Dilador Borges denominou a inauguração como primeiro passo de uma medida sanitária e educativa. “Queremos, com esse e os outros novos ecopontos, chamar a população para a boa prática de colaborar com a limpeza pública e o respeito aos semelhantes. Temos essa estrutura segura, higiênica, organizada e cuidada, que não será depósito de lixo, de sujeira, nem de animais mortos, mas de descarte inteligente, recolhido periodicamente pela Monte Azul e com destinação correta, limpa e sustentável”, descreve.

A coleta de lixo doméstico e de materiais recicláveis continua sendo realizado rotineiramente pela empresa Monte Azul Ambiental, empresa contratada pela prefeitura para limpeza pública.

você pode gostar também