Dia do Meio Ambiente é comemorado com premiações

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Samar estão desenvolvendo ampla programação em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Samar desenvolveu a cerimônia de premiação do 5º Concurso de Desenho Ambiental. O concurso, lançado em março deste ano, teve como tema “Descobrindo a fauna e a flora de Araçatuba, que destacou a importância da preservação das plantas e dos animais para a preservação da água”.

A quinta edição do concurso bateu o recorde de participações. Foram 7.686 desenhos participantes de 39 escolas de Araçatuba. Na edição de 2017 o concurso recebeu aproximadamente 1.500 desenhos.

Os vencedores foram escolhidos no dia 28/05 pela Comissão Julgadora formada por Secretários Municipais da Educação, Cultura e Meio Ambiente, comissários da Ardaea (agência reguladora), imprensa e a diretoria da Samar.

Samar (2)
VENCEDORAS – As três alunos que tiveram trabalhamos premiados

O primeiro lugar foi para Heloisa Mello Cassiano, de 10 anos, aluna do 5º ano da EMEB Henny Ferraz Homem, do bairro Ipanema. Ela ganhou um notebook e terá seu desenho estampado na Campanha do Meio Ambiente da Samar. A produção ainda deve inspirar um grafite que será feito em um reservatório da cidade.

O segundo lugar foi para Isabela Mendes dos Santos, de 10 anos, aluna do 4ºano da EMEB José Machado Neto, do bairro São José. Ela ganhou um smartphone.

O terceiro lugar foi para aluna Maria Luísa Rossi de Grande, de 10 anos, aluna do 6º ano do Colégio Geração Raízes, do bairro Nova Iorque. Ela ganhou uma bicicleta.

O diretor técnico da concessionária, Rondinaldo Lima, destacou a importância da participação da população em ações preservacionistas. Daí as ações da empresa em despertar a conscientização e motivar a participação popular, como o concurso de desenho.

O prefeito Dilador Borges, que prestigiou o evento ao lado de sete secretários, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido no município pela concessionária na área de saneamento e também de educação ambiental por meio de concursos e outras ações que envolvem a sociedade. Dilador conclamou as crianças presentes a serem fiscais do meio ambiente e motivarem as pessoas a darem a destinação correta do lixo.

O comissário da agência reguladora, José Luiz Fares, citou vários trabalhos executados na área de preservação e lembrou o primeiro concurso de desenhos, com baixa participação. Segundo ele, a participação de mais de 7 mil desenhos mostra a preocupação da sociedade com o meio ambiente.

Na solenidade falaram também a vice-prefeita Edna Flor, o vereador Márcio Saito e os secretários Petrônio Pereira Lima, Tieza Marques e Silvana Souza. Todos destacando a importância da participação das crianças em ações de conscientização.

Cápsula do Tempo

Durante a cerimônia de premiação a Samar lançou a Campanha Cápsula do Tempo. Até novembro deste ano serão convidados alunos, autoridades municipais, Ongs, imprensa, população; etc para responderem a seguinte pergunta: “O que eu vou começar a fazer a partir de agora para preservar o nosso meio ambiente e garantir os recursos naturais para as próximas gerações?”.  As respostas da pergunta, além de outros materiais para arquivo, serão recolhidos e guardados para a posteridade. O evento para o lacramento da capsula será programado para o mês de novembro. A cápsula será fixada na fachada da Samar, em local elevado, para que possa ser observada por todos que passarem pela empresa.

você pode gostar também