Andradina é referência em limpeza urbana e tratamento de resíduos

ANTÔNIO CRISPIM

O município de Andradina, que já teve uma das piores avaliações do estado em termos de coleta e destinação de resíduos (lixo urbano) literalmente deixou isso sepultado no passado. Hoje a cidade é referência em coleta e destinação do lixo, além de manter um trabalho de limpeza urbana que é motivo de orgulho para os andradinenses. Para pessoas ouvidas pela reportagem, o sucesso do trabalho depende muito da empresa que o executa – a Constroeste,  que atua em vários setores. O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Gotardo, os trabalhos são muito bem avaliados pelos órgãos oficiais.

Em Andradina é feita a coleta convencional e a coleta seletiva de lixo. Todo material é levado para a Usina de Reciclagem e Compostagem com aterro em valas. “A proposta é enterrar o mínimo possível de material para preservar o meio ambiente e aproveitar o máximo possível de material reciclável diz”, Gotardo, explicando que só vai para a vala o material que realmente não tem aproveitamento – os rejeitos. Na usina há seleção e aproveitamento de material reciclável e o material orgânico é transformado em adubo, usado na área de paisagismo da cidade.

De acordo com o secretário, a Constroeste é responsável pela coleta do lixo e gerenciamento da usina de reciclagem. O trabalho de seleção do material começou a ser feito por integrantes de uma cooperativa. “Ou seja, além do trabalho mostrando preocupação com o meio ambiente, já também o compromisso com a inclusão social”, explica o secretário.

Segundo Cláudio Gotardo, o aterro de Andradina é sempre muito avaliado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), com notas que variam entre 8 a 9,5, figurante entre as mais elevadas do Estado. Da mesma forma, o Tribunal de Contas do Estado avaliou o serviço com o conceito B+. O secretário admite que ainda há problemas pontuais, até mesmo por uma questão de falta de participação da população, que poderia contribuir mais.

LIMPEZA PÚBLICA

Outro serviço considerado de excelência e executado pela Constroeste é a Equipe Padrão, composta por cinco braçais, um pedreiro, dois ajudantes, uma pá-carregadeira e um caminhão basculante. “Esta equipe é responsável pela poda de árvores, limpeza de bueiros, limpeza de estradas e até mesmo limpeza de terrenos particulares quando há ordem judicial neste sentido ou o município cumpriu todas as etapas do processo, como notificação e prazos de recursos”, explicou o secretário.

Este é um trabalho considerado importante, pois é o que mostra a limpeza da cidade. O trabalho é acompanhado de perto pela administração municipal e pela própria sociedade.

você pode gostar também