Conheça os tipos de energia solar residencial

O uso da energia solar no país não para de crescer. Segundo a SER Energia, a geração a partir desta fonte apresentou crescimento de mais de 70% entre 2015 e 2017, com previsão de novo expressivo aumento em 2018. Além do uso industrial e comercial, a utilização da energia solar residencial tem sido cada vez mais comum, tanto por questões econômicas quanto pela preservação do ambiente.

Energia solar residencial: conheça mais

Os principais sistemas de energia solar utilizados em ambiente residencial são o aquecimento solar e a energia solar fotovoltaica. No primeiro, o calor do sol é captado por meio de placas, que aquecem a água no interior do equipamento. Depois, a água é armazenada em um boiler, um reservatório que conserva o aquecimento em altas temperaturas, e utilizada pelos moradores. Existe no mercado modelos de aquecedor solar para chuveiro, que também pode aquecer outros pontos de água – como torneiras – e para piscina.

Já o sistema fotovoltaico trabalha para obter energia por meio da conversão da luz solar em eletricidade utilizando a célula fotovoltaica. Este é um dispositivo produzido em material semicondutor, que faz a conversão e permite que a energia solar substitua a energia elétrica em todos os pontos da residência.

Os grandes benefícios de ambos os sistemas são a economia e a preservação do meio ambiente. É possível reduzir praticamente 95% do custo com energia elétrica, o que impacta positivamente no orçamento das famílias. O custo inicial para instalação pode ser um pouco mais alto, mas o retorno do investimento é rápido e a duração do sistema é muito longa.

 

Além disso, a utilização da energia solar evita a emissão de gases poluentes na atmosfera e reduz a necessidade do uso de outros combustíveis, como o petróleo. Além disso, permite uma qualidade de vida muito melhor para os moradores de locais onde a energia elétrica não chega.

 

A energia solar, tendência de abastecimento no país para os próximos anos, respeita o meio ambiente e proporciona grande economia.

 

você pode gostar também