Samu auxilia gestante em parto dentro de residência

O nascimento do quinto filho de uma mulher de 27 anos foi marcado por tensão e final feliz em Araçatuba na manhã de quarta-feira (16). Ela entrou em trabalho de parto na casa onde mora, no residencial Águas Claras, e teve o bebê com a ajuda das equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A paciente começou a sentir as contrações nas primeiras horas do dia. O marido dela, preocupado com a situação e sem condições de levá-la a tempo até a uma unidade hospitalar, parou um transeunte na rua José Maurício de Souza pedindo por ajuda. Eles telefonaram para o Samu e explicaram o que estava acontecendo. Alguns minutos depois, uma ambulância chegou até ao endereço.

“Imediatamente, a médica reguladora do serviço de emergência Patrícia Nascimento encaminhou uma viatura intermediária do Samu, composta pelo enfermeiro Édio Wilson, o técnico de enfermagem Fábio Luís e o condutor-socorrista Emerson Neves”, informou a Prefeitura de Araçatuba por meio de nota.

Chegando ao local, a equipe constatou que Suelen Almeida Gandra Oliveira já estava no fim do trabalho de parto, não restando mais tempo para a ida até a um hospital especializado. Os enfermeiros e a médica reguladora auxiliaram no parto do pequeno Talles, que nasceu saudável, pesando três quilos e medindo 46 centímetros. Logo depois do procedimento, mãe e filho foram encaminhados até a Santa Casa, onde receberam todo o atendimento necessário.

“A Secretaria de Saúde informa que Suelen não fez o pré-natal, que é um serviço de auxílio às futuras mães para uma gravidez segura e está à disposição nos equipamentos municipais de Saúde”, complementou a administração municipal.

ATENDIMENTO

Ainda segundo informações apuradas pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, a mãe da criança começou a ser atendida pela equipe de agentes comunitários no bairro Mão Divina, onde morava anteriormente. Durante a gestação, a paciente mudou-se para o bairro Águas Claras e lá recebeu o último atendimento médico na unidade de saúde do residencial no dia 18 de abril.  Nos últimos sete dias, as equipes do Samu de Araçatuba já auxiliaram outros três partos na cidade.

você pode gostar também