Semana da Enfermagem na Unip destaca a profissão como líder da saúde

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) celebra em maio a tradicional Semana da Enfermagem. Este ano, o tema central é “Enfermagem, uma voz para liderar – a saúde é um direito humano”, seguindo proposta do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que se baseia em campanha do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN).

A ideia fundamental é mostrar a importância do profissional de enfermagem para além da prestação de cuidados de saúde, como em questões sociais, econômicas e políticas, contribuindo com seus talentos e com sua visão de profissional da saúde na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e igualitária.

Nesse contexto, o Coren/SP lançou a campanha “Enfermagem: uma voz que lidera a saúde”, enaltecendo a importância da categoria no acesso dos cidadãos a uma assistência de qualidade. A campanha publicitária é estrelada por 10 profissionais reais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que emprestam seus rostos e vozes para evidenciar o papel de destaque que a profissão ocupa no cuidado à saúde.

NA UNIP ARAÇATUBA
Durante todo o mês de maio, o conselho promove diversas atividades gratuitas nas cidades onde tem instaladas suas unidades, na capital, no litoral e no interior, com cerca de 5.000 vagas em mais de 30 eventos. Em Araçatuba, em parceria com a Unip (Univeridade Paulista), por meio de seu curso de Enfermagem, a atividade acontece no Teatro da Unip, que recebe a solenidade pelo quarto ano consecutivo. O evento conta também com outros parceiros, como Senac, a Santa Casa de Araçatuba e de Guararapes, Prefeitura de Araçatuba.

Na abertura oficial do evento, realizada nesta terça-feira (15), a conselheira Clea Soares Rodrigues, representou a presidente do Coren-SP, Renata Prieto, e discorreu sobre o tema principal da semana. Além de palestras, estão programadas para esta quarta-feira sete oficinas com vários eixos temáticos, como “a segurança do paciente”, a ser ministrada pela coordenadora do curso da UNIP, Neuza Alves Bonifácio, e pela professora da universidade e delegada regional Adjunta da Seccional do Conselho Regional de Farmácia, Aparecida de Fátima Michelin.

“A Semana da Enfermagem representa dias de celebração e de valorização de uma categoria forte e poderosa, mas que ainda luta para mostrar sua voz e sua liderança na saúde, área em que atua incansavelmente. São dias de reflexão, de troca de conhecimento, fortalecimento e de empoderamento. Somos quase meio milhão de vozes no estado de São Paulo, mas que temos uma força única”, afirma Renata Pietro, presidente do Coren-SP.

Da Redação

você pode gostar também