Novela inédita de Iris Abravanel, “As Aventuras de Poliana” estreia no SBT

Renovar a esperança com pensamento positivo e boas notícias para ver o lado bom da vida é a aposta do SBT em “As Aventuras de Poliana”, novela originalmente adaptada para a teledramaturgia pela autora Iris Abravanel, baseado em “Pollyanna”, obra literária de Eleanor H. Porter.

A trama conta a história de Poliana (Sophia Valverde), uma garota com personalidade livre e espontânea que cresceu em meio à magia do teatro mambembe. Ela é filha do casal de artistas multitalentosos formado pelo divertido diretor e ator Lorenzo (Lázaro Menezes) e pela espirituosa atriz Alice (Kiara Sasso), que integram o grupo teatral itinerante Vagalume com sua casa/palco sobre rodas. Apesar da família ser unida e feliz, passa por constantes dificuldades financeiras ao longo das turnês. Para não desanimar e encarar os problemas de forma mais leve, Lorenzo e Alice ensinam uma brincadeira para Poliana sempre jogar nos momentos difíceis: o jogo do contente, que consiste basicamente em conseguir ver o lado bom de tudo, especialmente nas situações mais desagradáveis.

A trupe de Lorenzo e Alice segue pelo nordeste brasileiro e escolhe um município esquecido e pacato do sertão cearense para mais uma de suas montagens teatrais. É onde ela conhece João (Igor Jansen), um garoto humilde do povoado local, que está de passagem e se encanta pela música da apresentação. João possui personalidade forte e vive em um casebre no meio do sertão nordestino aos cuidados do pai grosseiro Tião (Helder Sossa) e da mãe submissa, Josefa (Luciana Vidal). Mesmo com a pouca idade, João já é obrigado a abandonar a escola e a ajudar Tião com o trabalho na lavoura e os serviços de casa. Contudo, João desenvolve interesse pela música e seu talento chama a atenção de Josefa.

Hoje, aos 11 anos de idade, Poliana precisa ir à São Paulo para morar com os parentes de sua mãe, a família D’Ávila. Antes de partir, Lorenzo revela que sempre sonhou que a família pudesse um dia se apresentar em uma linda peça, mas isso não será mais possível, já que Alice faleceu e ele mesmo adoecera. O pai pede a filha que nunca desista de seus sonhos e, reforça a importância de que ela nunca deixe de jogar, o jogo do contente.

Enquanto isso, no casebre do sertão, João, também aos 11 anos, se cansa da repressão do pai e decide ir embora de casa. O garoto promete para a mãe que voltará para dar a ela uma vida melhor. Josefa fica atordoada, mas compreende que fora daquela realidade o filho talvez tenha condições de alcançar seus sonhos e desenvolver seus talentos. João, então, segue na garupa de um pau de arara (caminhão) a sua própria aventura rumo a São Paulo.

Poliana e João chegam ao mesmo tempo à cidade grande, porem separadamente. Nesta trajetória, as duas crianças, já se deparam com muitas aventuras e histórias surpreendentes que irão mudar a realidade e os sonhos que tinham antes de enfrentarem esta caminhada. Poliana perceberá que nem todos são bondosos como os seus pais e que o jogo do contente é cada vez mais necessário e difícil de ser executado. Enquanto João, em outro canto, precisará lidar com o perigo vindo das ruas para lutar por seus sonhos e cumprir a promessa feita a Josefa. Em meio a essa aventura, Poliana e João se esbarram e o destino parece reuni-los mais uma vez. E é assim que a amizade dos dois recomeça.

No elenco nomes como Milena Toscano, Dalton Vigh, Myriam Rios, Victor Pecoraro, Mylla Christie, Clarissa Abujamra, Nando Cunha, Larissa Manoela e João Guilherme. “As Aventuras de Poliana” estreia no dia 16 de maio. Durante os primeiros capítulos, como já é tradição na emissora, o folhetim será exibido às 21h, em forma de dobradinha com as emoções finais de “Carinha de Anjo”, que vai ao ar às 20h30 no SBT.

Da Redação

você pode gostar também