Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico é aprovado pela Câmara

O projeto de lei complementar 4, que cria o PDDT (Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico) de Birigui, foi aprovado, por unanimidade, durante a sessão ordinária de terça-feira (8). Este foi mais um quesito cumprido na busca pelo título de MIT (Município de Interesse Turístico) junto ao Governo de São Paulo.

Agora, o projeto voltará à prefeitura para que o prefeito Cristiano Salmeirão possa sancioná-lo. O próximo passo será enviar o plano diretor ao deputado estadual Roque Barbiere, que o encaminhará à Secretaria de Turismo do Estado, responsável por validar a proposta. Se for aprovada, o projeto é votado na Assembleia Legislativa e, depois, sancionado pelo governador como lei.

Caso consiga o título de Município de Interesse Turístico, Birigui terá à disposição até R$ 600 mil por ano do Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos para ser investido em obras e serviços de infraestrutura básica destinadas exclusivamente ao setor, como revitalização de espaços, serviços e equipamentos turísticos.

ELABORAÇÃO
O PDDT foi elaborado pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e contou com a participação da população, que foi ouvida por meio de audiência pública. Teve também o apoio técnico do turismólogo Marcos Balzano da Inadem (Instituto Nacional para o Desenvolvimento dos Municípios), que auxiliou na finalização do documento.

O material é constituído pela pesquisa da demanda turística; diagnóstico, prognóstico e diretrizes para o desenvolvimento do turismo; plano de ações e inventário dos atrativos, serviços e equipamentos turísticos de Birigui, entre outros. O documento vai ajudar a nortear as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do turismo pelos próximos anos.

TURISMO DE NEGÓCIOS
Conforme a diretora de Turismo do município, Teka Betine, Birigui tem grande potencial turístico, com forte destaque para o turismo de negócios. “Ecoturismo e turismo rural, cultural, religioso, esportes e aventura, pesca e náutico são atividades complementares que tornam Birigui um destino atraente”, afirmou.

O prefeito Cristiano Salmeirão destacou que a cidade conta com todo suporte de serviços médicos emergenciais, meios de hospedagem, serviços de alimentação e infraestrutura básica capaz de atender os munícipes, bem como todos os turistas. “Birigui se tornou um grande polo e movimenta a economia regional, atraindo turistas para compras, principalmente de calçados”, disse.

“São grandes as chances de Birigui ser um Município de Interesse Turístico diante da vocação natural para os negócios. Vemos neste segmento uma grande oportunidade para geração de emprego e renda para a nossa população. Portanto, ao pleitearmos o título ao governo do Estado, buscamos consolidar Birigui como principal destino regional”, completou Salmeirão.

SERVIÇO
O Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Birigui pode ser consultado, na íntegra, no site oficial do município.

Da Redação

você pode gostar também