Três Lagoas está entre 25 maiores municípios exportadores do país

Com dimensões continentais e quase de 5,6 mil municípios, o Brasil tem uma economiua bastante diversificada. Isso reflete no comércio exterior. O país tem quase 2,4 mil municípios com algum tipo de negócio de importação ou exportação. São mais de 1,8 mil municípios que exportam. Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, está em 23º lugar no ranking dos maiores exportadores do país. Quanto ao saldo da balança comercial, a situação é ainda melhor, está em 17º lugar no país, pois registra baixa importação – está em 77º lugar.

A força da economia de Três Lagoas surpreende. Com 120 mil habitantes, o município está em 273º em termos populacionais, mas a sua economia vem se transformando ao longo dos últimos anos, projetando-se com um dos mais importantes polos exportadores do país, à frente de todas as capitais das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Já na região Sul, perde apenas para Porto Alegre. A capital gaúcha está em 18º lugar no ranking das exportações. Na região Sudeste, perde para São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, mas está à frente de Belo Horizonte.

Embora a celulose à base de floresta de eucalipto plantado é o principal produto de exportação, a economia do município tem outros produtos de destaque, como indústria textil, perfilados metálicos, cabos e filamentos e derivados de soja.

NO ESTADO
No estado de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas é a quarta cidade em termos populacionais. Mas, quando o assunto é exportação, o município lidera com folga. A soma dos 10 maiores exportadores do estado, incluindo à capital Campo Grande, não chega ao volume de Três Lagoas. Isso, por si só, mostra a importância econômica do município dentro do estado.

Da Redação

você pode gostar também