18ª Cavalgada Sul Mato-grossense reúne milhares de pessoas

A 18ª Cavalgada Sul Mato-grossense foi um grande sucesso no último sábado (5), realizada pela Associação SMT Cultural Sertaneja de Três Lagoas (MS). O evento reuniu milhares de pessoas e contou com 22 comitivas.

A tradicional festa resgata as raízes e a cultura da arte de cavalgar. A cavalgada agrega a participação das comitivas de Três Lagoas e região, além dos cavaleiros e amazonas de estados vizinhos, como São Paulo e Minas Gerais, que trouxeram os animais em caminhões e carros de boi.

A organização da cavalgada verificou com detalhe a entrada e saída dos animais e toda documentação sanitária como GTA (Guia de Trânsito Animal) e exames de Anemia Infecciosa e Mormo nos animais.

O prefeito Angelo Guerreiro (PSDB) é o maior incentivador dessa cavalgada. Ele fez questão de coordenar a saída da comitiva, que ocorreu às 10h30 na Avenida Filinto Muller próximo ao Corpo de Bombeiros.

A comitiva passou pela Rua Zuleide Perez Tabox, Av. Antônio Trajano e Av. Rosário Congro com chegada ao pátio da NOB, onde os participantes saborearam um delicioso almoço tropeiro, preparados especialmente pelo prefeito Angelo Guerreiro.

Na passagem por ruas e avenidas, atraindo olhares, aplausos e reverência do público, a comitiva emocionou os que ali estavam. Milhares de pessoas prestigiaram o desfile. A alegria contagiou a cidade.

Colocando as mãos na massa, literalmente, o prefeito, a primeira Dama Leide Daiane e demais voluntários, prepararam a queima do alho desde a noite de sexta-feira para o almoço da tropa.

Bastante emocionado e agradecido pela presença das comitivas, o prefeito Angelo Guerreiro, que esteve à frente da organização, disse que a festa é considerada tradição e deve ser valorizada pelos três-lagoenses. “Isso aqui representa uma grandiosidade da cultura sertaneja da qual iniciei há dezoito anos e juntamente fundamos a Associação SMT Cultural Sertaneja. É por meio dessa festa que resgatamos a cultura, tendo em vista que hoje essa tradição está um tanto quanto esquecida e não podemos deixar isso cair no esquecimento das pessoas, já que foi muito importante ao longo dos anos”, destaca.

O evento se estendeu até a noite, com muita música, comida e bebida, para o público que não ‘arredou o pé’ da festa.

TRADIÇÃO
A Cavalgada Sul-Mato-Grossense é um evento tradicional, realizada desde 2000, por iniciativa da empresa Selaria Paulista. Em dezembro de 2007 foi instituída a Associação SMT Cultural Sertaneja, engrandecendo ainda mais o ritmo das cavalgadas de Três Lagoas e região.

As emissoras, Cidade FM 102,9 e Jovem Pan 88,5 são as rádios oficiais que apoiaram o evento.

Mariane Martins

você pode gostar também