Declarações do Imposto de Renda na região superam previsão da Receita Federal

A Receita Federal divulgou o número de declarações do Imposto de Renda 2018 feitas até a última segunda-feira (30), prazo final para que os contribuintes ficassem em dia com o “leão”. Tanto em Araçatuba quanto na região, os números superaram a expectativa.

Em Araçatuba, por exemplo, das 38. 895 declarações previstas para serem realizadas, 39.237 foram feitas, superando a estatística em 100,87%. Já na região, que compreende as cidades de Lins, Penápolis, Andradina, Pereira Barreto e Jales, os números também foram acima do previsto. A Receita esperava que 187.264 contribuintes acertassem as contas com o fisco, mas 189.622 declararam o imposto, ou seja 101,25%.

“O motivo para a entrega maior do que o previsto é que provavelmente pessoas que enviaram declarações fora do prazo no ano passado e tiveram que pagar multas tenham enviado dentro do prazo este ano, além disso, este número conta também com as declarações retificadoras, variável mais difícil de ser mensurável”, informou a Receita Federal de Araçatuba.

PRÓXIMAS ETAPAS

Quem perdeu o prazo terá que baixar o programa da Receita Federal e mandar a declaração do Imposto de Renda o mais rápido que conseguir, pois assim o valor da multa a ser paga será menor. Assim que emitir a declaração, o contribuinte receberá uma notificação e terá 30 dias para realizar o pagamento da multa, que pode variar de R$ 165,74 a no máximo 20% do imposto devido.

Quem não acertar as contas pode ficar com o CPF “sujo” e impedido de fazer empréstimos, tirar passaportes e até prestar concursos públicos. O primeiro lote da restituição estará disponibilizado a partir do dia 15 de junho e os outros seis serão efetuados até dezembro deste ano.

você pode gostar também