Campanha contra a gripe começa hoje

Começa nesta segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A mobilização seguirá até 1º de junho, sendo sábado (12 de maio), o dia de mobilização nacional.

Os grupos prioritários para campanha serão idosos acima de 60 anos, crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, população indígena, professores e pacientes portadores de doenças crônicas.

A primeira etapa da vacinação ocorre de 23 de abril a 2 de maio, quando serão vacinados os trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos e população indígena. Na segunda etapa serão vacinadas gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos. A população pertencente a esses grupos deve se vacinar de 2 a 9 de maio. A terceira etapa ocorre a partir de 9 de maio e atende pacientes portadores de doenças crônicas, professores e pessoas privadas de liberdade.

O “Dia D” da campanha ocorre no dia 12 de maio, sábado, com atendimento para todas as pessoas que se encaixam no público alvo da vacina.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Sanitária de Araçatuba, Priscila Cestaro, em 2017 foram vacinadas cerca de 51 mil pessoas. “A meta para 2018 é imunizar aproximadamente 50 mil pessoas dentro dos grupos prioritários”. A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. É necessário levar um documento pessoal com foto e a carteirinha de vacinação.

DA REDAÇÃO – Araçatuba

você pode gostar também