Ação ambiental recupera mata ciliar do Baguaçu

Às vésperas da comemoração do Dia do Ribeirão Baguaçu, instituído pela Lei Municipal nº 5.939/2001, foram plantadas 20 mudas de árvores nativas em um trecho às margens do córrego.

A ação foi conjunta entre a Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) e o parque Hot Planet, que busca recuperar a mata ciliar devastada em uma área próxima ao parque aquático. Foram plantadas 80 mudas, entre ipês, pimenteiras, sangra d’água, entre outras apropriadas ao plantio no local. Trata-se de 800 m² de área que receberá, além do plantio, uma cerca para evitar o acesso de animais.

As amigas Karolina de Lima, de 13 anos, e Mariany de Jesus Rodrigues Nogueira, de 11 anos, nunca haviam participado de um plantio de árvores. Elas disseram que aprenderam na escola a importância da educação ambiental e contaram sobre a experiência de poder colaborar com a ação. “Não tem nada mais gostoso do que ter uma cidade mais fresca, e isso a gente consegue ter plantando árvores”, disse Karolina, olhando para o ipê que plantou. Ambas vieram acompanhadas da coordenadora do Secoi, Anézia Gabas.

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Petrônio Pereira Lima, este é o início de uma parceria. “Pretendemos fazer a recuperação da mata ciliar ao longo de todo o córrego nos próximos anos, partindo da rodovia Marechal até o parque aquático. É uma demanda grande de ações, que terão algumas etapas, mas que com certeza contribuirá muito para a melhora de vida de todos, já que o Baguaçu é o principal manancial da cidade e um dos principais contribuintes do rio Tietê”.

Participaram do plantio crianças e adolescentes do Secoi (Serviço de Convivência Infanto-Juvenil), programa vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), funcionários da Samar, do Hot Planet e técnicos da SMMAS. Após o plantio, a Samar será responsável pela preservação das plantas.

DA REDAÇÃO  – Araçatuba

você pode gostar também