Com sobra de recursos federais, Prefeitura vai fazer cem sarjetões

Andradina deve ganhar, ainda neste ano, cerca de cem sarjetões em ruas e avenidas de diferentes bairros. Uma licitação, no valor de R$ 162.309,00, destinada à contratação de empresa para executar as obras foi aberta ontem pela prefeita Tamiko Inoue (PCdoB).

De acordo com ela, os serviços serão feitos com recursos provenientes do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento) 2 que sobraram nos cofres públicos municipais após a realização de outros trabalhos de infraestrutura executados com o dinheiro do governo federal. Cada sarjetão de concreto armado ficará em um local diferente, ainda a ser definido pela administração municipal. Segundo o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Ernaldo Costa Calvoso, a medida faz parte de um plano mais ambicioso para melhorar a infraestrutura local. A ideia, diz ele, é, futuramente, construir até cerca de 300 sarjetões.

Com os sarjetões, o poder público municipal espera preservar obras de pavimentação que estão em execução. Esse tipo de estrutura tem, entre outras funções, a de coletar e conduzir as águas superficiais até elementos de drenagem, como bocas de lobo. Se não for construída de forma concreta ou dispensada, riscos de erosão na terra ou pontos de alagamento têm mais chances de acontecer. Outra vantagem também consiste no fato de garantir mais segurança para o trânsito de carros e tráfego de pedestres. Os sarjetões são comuns em Araçatuba.

“Faremos, então, o controle da água na pavimentação. Nossa preocupação é com a qualidade do asfalto”, enfatizou o atual secretário de Obras de Andradina. Sarjetões também chegaram a ser adotados em vias públicas do município em 2011, ainda na gestão do então prefeito Jamil Ono, hoje secretário de Assuntos Estratégicos do governo de Tamiko Inoue.

Apesar de ainda não ter uma relação dos locais que receberão as melhorias, Ernaldo destaca que as regiões atingidas, em um primeiro momento, serão o Centro e os bairros periféricos. Estes são alguns dos locais da cidade que têm recebido, ultimamente, obras de pavimentação por parte da Prefeitura.

Conforme o edital de licitação publicado nessa terça-feira, a área unitária é de 21 metros quadrados, totalizando 2,1 mil metros quadrados de sarjetões a serem feitos na cidade. As empresas interessadas em realizar o serviço têm até as 10h do próximo dia 27 para apresentar as propostas.

Da Redação  – Andradina

você pode gostar também