Curso de Medicina é bem avaliado pelos alunos da primeira turma

A Coordenação do curso de Medicina do Unisalesiano considera ótima a avaliação dos alunos perante 11 itens incluídos na primeira Pesquisa de Percepção de Qualidade do curso. O questionário foi aplicado aos 65 acadêmicos, no dia 19 de março – sete semanas após o início das aulas.

“Decidimos aplicá-lo na finalização da primeira unidade curricular, com o objetivo de ter um feedback dos alunos. A maioria pediu para que os laboratórios permanecessem abertos por mais tempo. Agora funcionam até 17h30”, explicou o coordenador do curso, doutor Antônio Henrique Poletto.

O item melhor avaliado (97,32%) foi a adequação das instalações disponibilizadas para as aulas; seguido da forma com que os alunos são tratados pelos professores, com respeito e consideração (97,10%). Confira os 11 itens no infográfico abaixo.
“sso condiz com nossa avaliação individual e global e foi documentado porque será utilizado para o Ministério da Educação. É um indicativo que estamos no caminho certo”, disse.

Poletto destacou também a admiração pelo engajamento da primeira turma. “No último sábado foi realizada a Oficina de Sinais Vitais, com a presença de 62 alunos. Isso mostra a dedicação deles”, frisou.

De acordo com o professor da disciplina de Habilidades Médicas, Marcelo Spegiorin, o objetivo da oficina foi complementar os assuntos já abordados anteriormente em aula, como aferir pressão arterial de forma correta e o treinamento prático de ressuscitação cardiopulmonar no simulador.

“Foi realizada no laboratório de Simulação Realística, de maneira ativa. Os alunos ficaram entusiasmados”, citou, ao completar que não se tratou de uma atividade com avaliação objetiva. “Mas foi muito produtiva e acredito ter sido útil para o esclarecimento de dúvidas.”

A atividade extracurricular contou com a participação de três professores em salas diferentes. “A turma de dividiu em três e foi girando entre as estações”, concluiu Spegiorin.

PESQUISA

Confira abaixo os 11 itens do questionário aplicado aos 65 alunos de Medicina:

ITEM Percentual

As instalações disponibilizadas para as aulas são adequadas 97,32%

Os professores tratam os alunos com respeito e consideração 97,10%

Existe respeito às regras e compromissos estabelecidos pelo curso 95,31%

Os conteúdos são atualizados e relevantes 93,97%

Os professores demonstram domínio do conteúdo 93,75%

Os professores se interessam no aprendizado do aluno 93,08%

Os recursos tecnológicos disponibilizados ao são adequados 92,86%

Os professores são assíduos e pontuais 88,84%

Os professores apresentam os planos de ensino e objetivos 86,38%

Existem acompanhamento e feedback das atividades executadas 83,93%

Funcionamento e disponibilidade dos laboratórios 64,96%

Da Redação

você pode gostar também