Receita divulga novos números da entrega do Imposto de Renda

A Receita Federal divulgou no fim da tarde de quinta-feira (05) o número de contribuintes que declararam o Imposto de Renda até às 17h de ontem. Segundo os dados, as declarações feitas até agora ainda são baixas na região de Araçatuba, que engloba o município, além das cidades de Andradina, Jales, Lins, Penápolis e Pereira Barreto.

 Aproximadamente 55.333 pessoas colocaram as contas em dia com o “leão”, apesar disso o número é baixo, já que a expectativa da Receita é a de que 187.264 contribuintes façam a declaração, uma diferença de 131.931. Somente em Araçatuba, a estimativa é a de que mais de 38 mil pessoas declarem, mas até agora nem dez mil pessoas fizeram o procedimento.

NOVIDADES EM 2018

Algumas mudanças ocorreram na declaração do Imposto de Renda deste ano. Ao entrar no ambiente do programa, o sistema destaca as fichas que poderão ser mais relevantes para o contribuinte durante o preenchimento da declaração. Agora, é obrigatória a apresentação do CPF de dependentes acima de oito anos. Além disso, o contribuinte deverá incluir informações complementares sobre alguns tipos de bens, tais como imóveis, veículos, aeronaves e embarcações, conta corrente e aplicações financeiras.

Quem não fizer a declaração, poderá receber multa de 1% ao mês de atraso, calculado sobre o valor do imposto devido na declaração, sendo essa multa limitada a 20% ou multa mínima de R$ 165,74 (apenas para quem estava “obrigado a declarar”, mesmo sem imposto a pagar).

Vitor Moretti – Araçatuba

você pode gostar também