Universidade Brasil compra as históricas Faculdades Rui Barbosa

A Universidade Brasil, com unidades em todas as regiões do País e com planos internacionais, comprou as históricas Faculdades Integradas Rui Barbosa, de Andradina. O negócio foi concretizado na tarde de ontem, na sede da Universidade Brasil, em São Paulo. Participaram da reunião o reitor doutor Fernando Costa e o diretor Nivaldo Gualda (Universidade Brasil), o presidente da mantenedora, Regino Carlos Guimarães e o diretor-geral das Firb, Flávio Antônio Moreira. O novo grupo assume as Firb já na próxima segunda-feira (9). O negócio foi desenvolvido ao longo de semanas e agora foi concluído.

Em entrevista ao jornalista Nivalo Franco Bueno, presidente do Sistema Regional de Comunicação, o reitor da Universidade Brasil, Fernando Costa, falou da confiança da direção das Firb. “Assumimos as Faculdades Integradas Rui Barbosa em um projeto integrado da Universidade Brasil, presente em todo o território nacional. É de importância relevante, pois Andradina passa a ter uma universidade, que não tem apenas o trabalho de formação, como também de pesquisa e extensão”, disse Fernando Costa.

Segundo o reitor, a Universidade Brasil está presente em todo o Estado de São Paulo, em nove estados brasileiros e com 300 polos de ensino à distância. “Nós temos um projeto para Andradina e região. A Universidade Brasil será uma referência em ensino superior para toda a região. Andradina será um polo universitário. Andradina passa a ter importância no cenário nacional com uma universidade. E o mais importante, com qualidade. O andradinense terá orgulho em dizer que a cidade tem uma universidade”, acrescentou Fernando Costa.

De acordo com o reitor, ele vai à cidade assumir compromisso de levar progresso, desenvolvimento. Citou, por exemplo, a construção do campus e também o projeto com alunos dos últimos anos de medicina do campus de Fernandópolis. Na oportunidade, Fernando Costa falou de novos cursos que pretende levar para Andradina, como odontologia, psicologia, enfermagem e biomedicina. Fernando Costa falou, também, do empenho em levar o curso de direito.

Para o empresário Regino Carlos Guimarães, a conclusão da negociação foi fruto de muita reflexão. “Foi bom para nós, bom para a universidade e bom para Andradina. Quem ganhou foi a cidade e a região. A união da Firb com a Universidade Brasil fortalece a instituição. Esperamos que a cidade receba a Universidade Brasil de braços abertos”, acrescentou Regino Carlos Guimarães, frisando que pensou muito na cidade. “Se fosse simplesmente um negócio, não teria sido feito”, concluiu.

Para o professor Flávio Antônio Moreira, que durante décadas esteve à frente da instituição, foi um negócio importante. “Quem ganhou mais foi a comunidade regional. Nós estamos entregando as nossas Faculdades Integradas Rui Barbosa, que têm mais de meio século, nas mãos de um dirigente que tem mais de 150 faculdades no Brasil. O Fernando tem muita fome de crescimento. Sabemos o que ele pretende. Quem mais vai ganhar é Andradina”, disse Flávio Moreira, frisando que o negócio envolve as faculdades. O colegio, por enquanto, continua com o atual grupo.

HISTÓRIA

As Faculdades Integradas Rui Barbosa nasceram em 1966. O primeiro curso Ciências Econômicas. Em 1970 foi aprovada a Faculdade de Ciências e Letras, com licenciaturas em Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática. 

Depois vieram os cursos de Ciências Contábeis, Administração e Turismo. Hoje estão funcionando sete cursos. A escola tem mais de 700 alunos.

Antônio Crispim – Andradina

você pode gostar também