Municípios terão reajuste na conta de luz

Municípios da região de Araçatuba atendidos pela CPFL Paulista terão reajuste médio de 16,9% nas contas de luz a partir do próximo domingo. O aumento é consequência do percentual aprovado ontem pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para as 243 cidades atendidas pela concessionária, totalizando 4,3 milhões unidades consumidoras.

Dos municípios da lista, são da região: Alto Alegre, Araçatuba, Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Glicério, Guararapes, Luisiânia, Penápolis, Rubiácea, Santópolis do Aguapeí, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.

Para consumidores conectados em alta tensão, o aumento será de 11,11% e, para a baixa tensão, de 20,17%. Além das residências, a baixa tensão inclui unidades consumidoras de baixa renda, imóveis rurais, comerciais, de serviços e outras atividades. Também inclui a tarifa de iluminação pública.

O aumento na tarifa de energia já era esperado. O tema foi objeto de audiência públicas promovidas pela Aneel desde janeiro. O reajuste diz respeito ao quarto ciclo de revisão tarifária, processo realizado pela Aneel para manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos das distribuidoras. A revisão é realizada periodicamente em intervalos de quatro anos.

“A revisão tarifária periódica reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica, em intervalo médio de quatro anos”, justificou a Aneel.

Da Redação

Araçatuba

você pode gostar também