Aumento de vagas atende empresas

A Prefeitura de Araçatuba publicou decreto autorizando a criação de novas vagas de zona azul na Vila Mendonça, a pedido de várias empresas que reclamavam da falta de rotatividade de veículos e difícil acesso às vagas por pessoas que vão até a região, que tem muitas clínicas, laboratórios e a Santa Casa, maior hospital da região.

Além das novas vagas, na região da Santa Casa, em breve, os parquímetros começarão a funcionar a partir das 6h, e os usuários poderão fazer a utilização normalmente, sendo que o tempo começará a contar a partir das 8h, horário de início de funcionamento da área azul. Essa mudança será feita atendendo sugestão da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da comissão dos vereadores Lucas Zanatta, Márcio Saito e Flávio Salatino.

Um dos pedidos para expansão do estacionamento rotativo na Vila Mendonça partiu da própria Santa Casa Saúde, que possui um escritório do plano na rua Oscar Rodrigues Alves, onde durante o dia, é praticamente impossível encontrar uma vaga para estacionar.

O diretor, Fábio Blaya Martinez, disse que a Santa Casa Saúde está providenciando um estacionamento para clientes, porque a reclamação de falta de vagas é grande. De acordo com ele, com a expansão da área azul, com certeza a rotatividade irá proporcionar mais conforto aos clientes que utilizam serviços naquela região, porque poderão parar perto do local onde pretendem ir.

“Quando solicitamos a expansão da área azul foi pensando no conforto de quem precisa dos serviços”, explicou o diretor, lembrando que boa parte das vagas é ocupada por funcionários das empresas, que deixam o veículo o dia todo no local.

Com relação a abertura dos parquímetros que em breve passarão a entrar em funcionamento a partir das 6h na região da Santa Casa, mas contabilizando sempre a partir das 8h, ele diz que também vai facilitar muito para as pessoas que vão aos laboratórios, que geralmente às 6h já estão abertos. No entanto, Blaya diz que de todas as plataformas, o aplicativo do celular é o mais cômodo e mais prático, principalmente pelo fato do usuário não precisar se deslocar para fazer a renovação ou validação do tempo para uso de uma das vagas. “Depois que passei a usar o aplicativo não utilizei mais o cartão e os parquímetros”.

Outra empresa que havia protocolado pedido para expansão da zona azul na região da Vila Mendonça foi a Oral Sin, que integra uma rede de clínicas odontológicas em todo o Brasil. O diretor, Vítor Paulo Ogliari, disse que os pacientes reclamam que não há vagas para estacionar perto da clínica.

De acordo com ele, o problema é quando o paciente faz algum tipo de cirurgia e precisa andar centenas de metros, sob o sol, para chegar até o carro. Ele acredita que com as novas, haverá disponibilidade com mais frequência nas proximidades para os usuários que utilizam os serviços na região.

Ogliari também afirma que onde não há área azul, é possível notar que os mesmos veículos ficam o dia todo na mesma vaga. Para facilitar, ele já emite tíquetes da zona azul para seus pacientes, que não precisam pagar.

A4 FÁBIO.jpg

Apesar de decreto do dia 7 de março, criando 101 novas vagas de estacionamento rotativo na região da Santa Casa, inicialmente serão criadas 30 vagas. No entanto, isso não vai aumentar o total de vagas rotativas em Araçatuba, tendo em vista que recentemente foi extinta a zona azul na região dos bancos, na rua Marcílio Dias, onde havia 39 vagas. No balanço serão nove vagas a menos na cidade.

As definições da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana são feitas com base em estudo técnico a partir de análises e também a pedido de munícipes. Tudo que é definido acaba sendo passado a empresa responsável pelo gerenciamento do sistema de estacionamento rotativo, a Arapark.

Da Redação

você pode gostar também