Trajeto simulado leva respeito no trânsito para crianças das Emebs

As crianças das Emebs de Araçatuba estão recebendo orientações teóricas e práticas de respeito no trânsito, realizadas por agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), dentro da campanha “Conscientização sobre o respeito ao pedestre”.

A programação segue a resolução nº722/2018, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), sob o tema “Pé na Faixa, Pé no Freio – Motorista de hoje pode ser o pedestre de amanhã”, com palestras em escolas municipais, nos períodos de manhã e tarde, e pitstops em locais estratégicos.

A atividade consiste em apresentação de palestra aos alunos sobre faixas de pedestres e semáforos, bem como sobre a hora certa de parar, aguardar e de atravessar a rua com segurança; em seguida, os agentes de trânsito, com apoio dos professores das turmas, realizam uma dinâmica na rua, com um trajeto simulado, montado especialmente para a campanha, com semáforos e sinalizações verticais e horizontais de trânsito.

A campanha teve inicio na terça-feira (20), envolvendo 300 alunos de manhã e 250 à tarde, na Emeb Euza Neuza Marcondes Larios, no bairro Hilda Mandarino. Nesta quinta-feira, o mesmo aconteceu na Emeb Fausto Perri, do bairro Alvorada, com 180 crianças de manhã, e 150 à tarde. Na quarta-feira (21), houve pitstop na Praça Rui Barbosa, em cruzamento com a rua Osvaldo Cruz.

Quem realiza as palestras e a orientações práticas são os agentes de trânsito Washington Marques, Jorge Siqueira e Leandro Pinho, com a interpretação especial da foca mascote pela agente Flávia Zimiani.

DA REDAÇÃO- Araçatuba

você pode gostar também